ESTATISTICA

Páginas: 4 (774 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

O QUE E BROMATOLOGIA: ESTUDOS DOS ALIMENTOS E COMPOSIÇÕES

Esta palavra e originada do Grego: bromatos  alimento e logia  estudo.
Ou seja, é o estudo das substâncias que servem dealimentos que estuda a composição química dos alimentos na forma como apresenta na natureza ou industrializados através destes conhecimento podemos entender as influências que possam exercer no organismodos seres vivos.
O interesse pela bromatologia começou em 1810 na França, com a obra de Nicolas-François Appert sobre a conservação de alimentos por esterilização a alta temperatura. abromatecnologia ou tecnologia dos alimentos; e a análise bromatológica, que trata do controle analítico dos alimentos.
Deve-se ao químico francês Nicolas Lémery a primeira classificação dos alimentos em vegetais,animais e minerais. Depois dele, o fisiologista François Magendie classificou-os em nitrogenados e não nitrogenados. Joseph-Louis Proust descobriu que o organismo precisa de três espécies dealimentos: sacarinos, gordurosos e albuminosos. Os primeiros são denominados hoje glucídios, mas a classificação é ainda válida. Proust foi o primeiro a associar a engorda do gado com a qualidade e quantidadedo alimento consumido. Depois dele, Jean-Baptiste Boussingault correlacionou o valor nutritivo dos alimentos com sua composição química.
A descoberta de que os animais eram capazes de transformarglucídios hidratos de carbono ou carboidratos em gordura foi em 1850. Na mesma época, os alimentos foram classificados, segundo sua função, em plásticos, que originam tecidos, e respiratórios, queapenas funcionam nas trocas energéticas. O Campo da bromatologia decorreram de algumas descobertas fundamentais: as vitaminas, as enzimas, as complexas moléculas proteicas contidas nos alimentos.
Objetivoprincipal da bromatologia é obtenção da composição química dos alimentos, ou seja, a determinação das frações nutritivas de um alimento, avaliação de matéria prima características físico-químicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatística
  • Estatistica
  • Estatistica
  • Estatística
  • Estatistica
  • estatistica
  • Estatistica
  • Estatistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!