a das m smd as. casfas

1125 palavras 5 páginas
Os princípios de Contabilidade Segundo o CFC e CPC
Em 1930, após a quebra da Bolsa de Nova Iorque, fez-se necessário a uniformização de princípios para dar embasamento as normas e regras contábeis.No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
Conforme a resoluçãonº 750 do CFC os Princípios Fundamentais da Contabilidade são:
1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo Valor Original
5. O da Atualização Monetária
6.O da Competência
7. O da Prudência

Mas em 2008, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgaram a estrutura Básica para Elaboração e Apresentaçãodas Demonstrações Contábeis, em que é considerado dois pressupostos básicos: O Regime de Competência e a Continuidade.
Pressupostos básicos
Regime de Competência
O reconhecimento das receitas egastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar adequadamente as informações financeiras. O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, naprática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
Os efeitos financeiros das transações e eventos devem ser reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem,mesmo se não tiverem sido recebidos ou pagos.
Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ouserviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.
As demonstrações financeiras informam aos usuáriosnão somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser...

Relacionados