A célula eucatiótica

453 palavras 2 páginas
A célula eucariótica possui três componentes principais:
O núcleo, que constitui um compartimento limitado por um envoltório nuclear. O citoplasma, outro compartimento envolvido por membrana plasmática, e a membrana plasmática e suas diferenciações.
Esses três componentes possuem vários subcomponentes ou subcompartimentos.
Existe grande variabilidade na forma das células eucarióticas. Geralmente o que determina a forma de uma célula é sua função específica.
Outros determinantes da forma de uma célula podem ser o citoesqueleto presente em seu citoplasma, a ação mecânica exercida por células adjacentes e a rigidez da membrana plasmática.
As células eucariontes são usualmente maiores e estruturalmente complexas. As organelas presentes no citoplasma possuem papéis específicos definidos por reações químicas. A presença ou ausência de determinadas organelas definirá se a célula é vegetal ou animal.
Membrana Plasmática Consiste de uma camada bilipídica que delimita toda a célula. Desempenha diversas funções importantes.
Núcleo Contém o material genético, e desempenha função preponderante na reprodução celular;
Cloroplasto Organelas presente em células vegetais. Tem papel fundamental na fotossíntese.
Mitocôndrias É uma organela limitada por uma dupla camada, sendo a interna dobrada formando cristas. Possui DNA próprio e ribossomos. São responsáveis pela respiração celular.
Peroxissomos São circundados por uma membrana única, podendo ter corpos protéicos na forma cristalina. Contêm uma variedade de enzimas para diversos processos, como a fotorespiração.
Ribossomos São encontrados livres no citossol e unidos ao retículo endoplasmático e à superfície externa do núcleo. Ë responsável pela síntese protéica.
Retículo endoplasmático É uma rede de canais membranosos que podem ser de dois tipos: RE rugoso (associado a ribossomos) está envolvido com a síntese protéica e membranas, e o RE liso (não contém ribossomos) é envolvido na síntese de lipídeos.
Aparelho de Golgi

Relacionados

  • membrana plasmatica
    417 palavras | 2 páginas
  • Questoes Fundamentos Biologicos
    1171 palavras | 5 páginas
  • Bioquimica
    1400 palavras | 6 páginas
  • biologia
    3713 palavras | 15 páginas