A CRUZ E A ESPADA

Páginas: 3 (645 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2014
Nos chamados anos de chumbo vividos pelo Brasil, os da década de 1970, a Igreja Católica/CNBB aparecia nas avaliações de opinião pública como a instituição mais confiável do país. Isso era resultadodas posições assumidas pela hierarquia, clero e associações católicas em defesa dos direitos humanos e pelo restabelecimento da democracia. As Forças Armadas, que encarnavam o regime ditatorial sob oqual vivíamos, eram, ao contrário, solidamente rejeitadas. Justiça se faça: a OAB ficava com a mesma bandeira da CNBB.

Hoje, segundo o Índice de Confiança na Justiça (ICJ), pesquisa realizada pelaescola de Direito da Fundação Getulio Vargas (FGV), as Forças Armadas conseguiram 66 pontos porcentuais na avaliação do terceiro trimestre deste ano, e a Igreja saltou dos 34% de confiabilidadeconseguidos no trimestre para 54%. A espada ganhou o primeiro posto; a cruz, o segundo.

Que "milagre" ter-se-ia operado? Não é difícil para especialistas associarem esse salto de aceitação com recentespronunciamentos sobre a questão do aborto e sua eventual descriminalização. Foram manifestações potentes durante a campanha presidencial.

Vou mais adiante: enxergo na reconquista de espaço da IgrejaCatólica, fundadora da Nação brasileira, a uma retomada de seu viés profético. Não que tenha agora optado por candidatos ou partidos políticos, mesmo porque, é notório, parte da hierarquia e cleroestiveram historicamente vinculados aos pais fundadores de siglas como o PT, por meio de nomes como frei Beto, e o pessoal da Teologia da Libertação, aí incluindo o ex-frade Leonardo Boff. E nem o hojecardeal Cláudio Humes deixou de se associar a lutas desfraldadas, por exemplo, pelo sindicalista Lula, no ABC paulista, nos primórdios da vida pública do presidente.

Tenho a impressão que asgentes, no Brasil, ficam sempre à espera de uma posição da agremiação católica, em momentos cruciais. Mesmo que, como aconteceu logo em seguida à redemocratização, a Igreja perdesse sua posição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Entre a Cruz e a espada
  • A cruz e a Espada
  • A cruz e a espada
  • Impacto das espadas em cruz das almas
  • espada
  • Espada
  • Quem vive pela espada, pela espada morrerá
  • A cruz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!