Entre a Cruz e a espada

Páginas: 4 (771 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2014
Notas sobre a Globalização como questao filosofica
Frederic Jameson

Quatro posturas sobre a globalização parecem possíveis. O primeiro diz que não existe globalização, o segundo diz que aglobalização não é recente, ela sempre existiu. As outras devem ser acrescentadas: uma diz que a relação entre o mercado mundial e a globalização apenas para acrescentar que as redes mundiais atuais sãodiferentes somente em grau e não em gênero, e a quarta postura afirma um novo ou terceiro estágio multinacional do capitalismo, do qual a globalização é uma característica intrínseca e que tendemos aassociar com esta coisa chamada pós-modernidade.
A abordagem comunicacional do conceito de globalização é basicamente incompleta. No início do século 20, parecia haver certa semi-autonomia nodesenvolvimento da mídia.
Agora, a postulação de ampliação das redes comunicacionais secretamente transformou-se em um tipo de mensagem sobre uma nova cultura nacional. Este deslizamento pode tomar outradireção: a econômica. Assim, em nossa tentativa de avaliar esse novo conceito, ainda puramente comunicacional, começamos a preencher o significante vazio com visões de transferência financeiras einvestimentos por todo o mundo, e as novas redes começaram a inflar com o comércio de um capitalismo novo e supostamente mais flexível, que foi viabilizada pela informatização.
Se se enfatizar aperspectiva econômica, e se o conceito de globalização for colorido por esses códigos e significados, então percebermos o conceito escurecer e ficar cada vez mais opaco. Agora o que aparece em primeiro plano éa identidade crescente: a rápida assimilação de mercados nacionais e zonas produtivas, até então autônomos, por uma única esfera: o desaparecimento da subsistência nacional; a integração forçada depaíses de todo o planeta justamente á divisão global de trabalho. Aqui, o que começa a permear nosso pensamento sobre a globalização é o retrato da padronização em uma nova escala sem precedentes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CRUZ E A ESPADA
  • A cruz e a Espada
  • A cruz e a espada
  • Impacto das espadas em cruz das almas
  • espada
  • Espada
  • Quem vive pela espada, pela espada morrerá
  • A cruz

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!