A cor da pobreza no Brasil tem a cor negra

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013




EDITAL DE APOIO A PESQUISADORES NEGROS
Autora: Sueli Oliveira
Projeto Tema: Cultura Negra Brasileira







Data: 25/02/2013







Problema: A cor da pobreza no Brasil tem cor Negra

1.1 Introdução:
A história e a cultura negras têm pouco ou nenhum destaque, diferentemente da cultura européia. Em um país com 44% de população afro-descendente, quantas pessoasconhecem a rainha Nzinga, líder da libertação do reino africano Ndongo em 1660, ou Dandara, guerreira do Quilombo dos Palmares, ao lado de Zumbi?

1.2 Justificativa:
O desconhecimento gera omissão, irresponsabilidade e ainda produz uma sociedade preconceituosa e violenta nos diversos aspectos da vida humana.
Percebe-se que há uma necessidade de um maior envolvimento dos educandos com contextoafricano. Tendo em vista que os africanos contribuíram em muito para o desenvolvimento cultural brasileiro.
O presente projeto tem o intuito de promover um conhecimento mais aprofundado sobre a importância da contribuição dos africanos para o desenvolvimento não só do nosso país como também de outros. Para que nossos alunos/professores do nosso Estado que sejam informados e formados para atuarem numasociedade mais justa e igualitária desprovida de preconceitos e violência.
Considera-se que este trabalho se constitui em um dos primeiros passos para formação de uma nova geração de cidadãos autênticos que exercitam verdadeiramente o senso crítico e a ética.

1.3 Teórico-Metodológico:
A pesquisa - base determina que a história da África seja tratada em perspectiva positiva, não privilegiandosomente as denúncias da miséria que atinge o continente. A importância dos anciãos na preservação da memória e a religiosidade, por exemplo, passam a fazer parte dos conteúdos, assim como o conhecimento da contribuição dos egípcios para o desenvolvimento da humanidade. As marcas da cultura de raiz africana devem ser ressaltadas particularmente em Artes, Literatura e História do Brasil. E muitomais.


1.4 Objetivos Específicos:
- Construir um espaço na sociedade para o estudo sobre da cultura afro-brasileira. - Divulgar a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira - Valorizar a identidade cultural do grupo étnico Afro- Brasil. - Resgatar a auto-estima da etnia negra. - Levar os envolvidos a refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo, racismo,preconceito, a fim de desconstruir pré-conceitos. - Refletir sobre o preconceito nos rótulos atribuídos aos negros que resulta na construção do sentimento de submissão de um grupo étnico. - Conduzir os alunos à reflexão sobre a cultura afro-descendente - importância, valor histórico e cultural,- Estimular o contato com elementos de socialização como capoeira, danças narrativas e cantosafro-brasileiros. - Desenvolver projetos para que ocorra a inclusão cultural e da cidadania ativa por meio da cultura hip-hop para que os jovens possam conhecer seus direitos para que possam intervir na sociedade como agentes transformadores.
Justificativa: justifica-se este projeto na medida em que ele objetiva valorizar a cultura negra como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso buscar oresgate da auto-estima dessa população excluída.
Metodologia: A metodologia se fundamentará no estudo de filmes,curtas, músicas,danças,obras de artes,dos textos escolhidos a partir da realidade dos alunos, que permitem tecer relações entre os conteúdos abordados e o cotidiano deles. O desenvolvimento das atividades enfatizará a leitura e a discussão de textos para o seu entendimento, o debate deidéias e a produção final de outros textos utilizando linguagens variadas, incorporando novas idéias e valores étnicos, bem como a utilização correta dos códigos lingüísticos. O estudo da literatura afro-brasileira, da religiosidade afro, da historia do neo-colonialismo na África e da luta de seu povo permearão as pesquisas realizadas, procurando mostrar aos alunos a inter-relação entre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cor e raça no brasil
  • Preconceito de cor e raça no brasil
  • Raça e cor no brasil
  • A cor como elemento arquitetônico
  • PRECONCEITO DE COR E RACISMO NO BRASIL
  • tem a tua cor
  • Projeto Consciencia Negra
  • O preconceito de cor no processo de adoção no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!