A CONTROVÉRSIA ENTRE METALISMO E PAPELISMO E A GÊNESE

8203 palavras 33 páginas
1

Área 2: História Econômica
A CONTROVÉRSIA ENTRE METALISMO E PAPELISMO E A GÊNESE
DO DESENVOLVIMENTISMO NO BRASIL

Pedro Cezar Dutra Fonseca 1

RESUMO
O artigo enfoca a controvérsia entre metalistas e papelistas, a qual teve lugar no Brasil na segunda metade do século XIX. No centro da discussão estava a relação entre as políticas monetária e cambial e qual deveria ser a prioridade da política econômica, o crescimento ou a estabilização. Os metalistas, afinados com a ortodoxia, defendiam o padrão ouro, a plena conversibilidade da moeda e a prioridade à estabilidade monetária; para tanto, apoiavam-se na teoria quantitativa da moeda e advogam a subordinação da política monetária à política cambial.
Já o pensamento papelista pode ser considerado como a expressão, em seu contexto histórico, da heterodoxia, ao romper com as regras consagradas pela teoria econômica convencional. Seus adeptos defendiam a prioridade ao crescimento econômico e a administração da taxa de juros para atingir determinados níveis de atividade econômica, discordando dos metalistas, para quem a política monetária era ineficaz no longo prazo. Ao final do artigo, mostrar-se-á que os papelistas cumpriram importante papel na história do pensamento econômico brasileiro, sendo antecessores das políticas desenvolvimentistas e defensoras da industrialização latino-americana no século XX, mais tarde incorporadas ao paradigma estruturalista cepalino.
PALAVRAS-CHAVE: história do pensamento econômico, pensamento econômico latinoamericano, Brasil, economia brasileira, desenvolvimento econômico.
CÓDIGO JEL: N16, N26.

1

Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), Brasil; Pesquisador do CNPq.
Agradeço ao bolsista de pesquisa de Iniciação Científica André Augustin pela colaboração e a Pedro Paulo Zaluth
Bastos pelas críticas e sugestões sempre relevantes. Devo ainda mencionar o incentivo de Luiz Carlos BresserPereira para que aprofundasse o

Relacionados

  • FEB 2015 I EC0
    727 palavras | 3 páginas
  • Cardoso E Rossoni 2013 L Gicas Institucionais Neoliberalismo E Suas Implica Es No Processo De Privatiza O EnANPAD A
    7070 palavras | 29 páginas