A construc a o de uma bobina de Tesla para uso em sala de aula

2526 palavras 11 páginas
A CONSTRUÇÃO DE UMA BOBINA DE TESLA PARA USO
*
EM DEMONSTRAÇÕES NA SALA DE AULA
Carlos Eduardo Laburú
Sérgio de Mello Arruda
Departamento de Física – UEL
Londrina – PR
Resumo
O trabalho apresenta a construção de uma bobina de Tesla e sugere experimentos de alta tensão para serem demonstrados em sala de aula. Busca-se integrar as demonstrações às aplicações tecnológicas práticas. Palavras-chave: Bobina de Tesla, construção, alta tensão, Ensino
Médio.

I. Introdução
Este artigo descreve a construção de uma bobina de Tesla, com a finalidade de equipar o professor com um aparelho para demonstração de fenômenos elétricos em nível de terceiro e segundo graus.
Em um curso de eletromagnetismo, muitas vezes algumas demonstrações experimentais não são feitas em função da falta de equipamentos adequados à sua realização. A bobina de Tesla nos dá a oportunidade de visualizar certos efeitos elétricos interessantes, em virtude de ampliá-los e simulá-los, estimulando, de certo modo, a curiosidade pelo estudo em pauta. Apesar de os fenômenos eletromagnéticos ligados à bobina se basearem em princípios eletrodinâmicos, analogias podem ser feitas à eletrostática, ampliando a aplicação demonstrativa do aparelho.
As experiências que poderão ser realizadas por meio da bobina são: demonstração do efeito corona (o efeito de pontas), uma aplicação da gaiola de
Faraday (blindagem eletromagnética), a proteção do pára-raios, a “presença” do campo eletromagnético no espaço, o efeito de altas tensões em gases sob baixa pressão, o comportamento de isolantes sob altas tensões, diferenças entre descargas elétricas em um rio e no mar.

*

Publicado no Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 8, n. 1, abr. 1991.

Cad. Bras. Ens. Fís., v.21, n. especial: p. 217-226. 2004.

217

No artigo tentaremos enfocar tão somente a parte de construção e algumas experiências importantes realçadas pela bobina. O objetivo não é aprofundar a base teórica das experiências e nem explorar o funcionamento da bobina.

Relacionados