Relat Rio Pr Tica I Reconhecimento De Vidrarias E Medidas De Volume

1050 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Em qualquer procedimento de experiência científica vidrarias são de suma importância no manejo das substâncias e na medição de quantidades. Esta é a grande razão pela qual se cria a necessidade de se conhecer a variedade dessas vidrarias, suas características e fins próprios, mas principalmente suas aplicações. O conhecimento nessa área facilita a obtenção das finalidades propostas em um experimento.

OBJETIVOS

Conhecer as distinções dos tipos de instrumentos do laboratório.
Encontrar experimentalmente as diferenças das medidas entre eles.
Reconhecer as funções específicas de cada instrumento.
Aprender a manuseá-los.

MATERIAIS E MÉTODOS

Balão Volumétrico de 50 ml
Béquer de 250 ml
Bureta de 50 ml
Pipeta graduada de 10 ml
Pipeta volumétrica de 20 ml
Proveta de 50 ml
Água destilada

A aula foi iniciada esclarecendo quais são as regras básicas de segurança utilizadas em um laboratório químico e com a apresentação das principais vidrarias e aparelhos, como a balança e a capela, os quais auxiliam no manuseio de soluções e medidas. Os primeiros conceitos introduzidos foram: exato e preciso, a diferenciação desses dois conceitos é essencial para poder compreender a precisão das medidas dos instrumentos usados. Foi apresentado o menisco, seu posicionamento altera as medidas o que prejudica na exatidão.
Dispostos os instrumentos, iniciaram-se os procedimentos introduzindo 50 ml de água destilada dentro da bureta. Logo em seguida, acionando a válvula da mesma, despejou-se 50 ml de água destilada dentro de um béquer, onde se pôde comprovar a imprecisão deste na medição. Novamente a bureta foi preenchida com 50 ml de água destilada, acionou-se a válvula e encheu-se a proveta de 50 ml. Dispondo da pipeta volumétrica de 20 ml, pipetou-se a água contida dentro da proveta e verificaram-se os dados de diferenças de medidas: dentro da proveta restaram-se 30 ml de água destilada. Desta água restante dentro da proveta, foi introduzida a

Relacionados

  • Relat Rio Pr Tica I Reconhecimento De Vidrarias E Medidas De Volume
    888 palavras | 4 páginas