A Constru o Sob o Olhar Psicopedag gico

1358 palavras 6 páginas
Correntes Teóricas- A Construção Sob o Olhar Psicopedagógico

Apresente a visão de desenvolvimento humano descrita por cada teórico, completando o quadro a seguir:

TEÓRICOS
APRENDIZAGEM

DESENVOLVIMENTO
COMPORTAMENTO
TEORIA

PIAGET

PIAGET
Para que ocorra a aprendizagem (construção de um novo conhecimento), é preciso que se estabeleça um desequilíbrio nas estruturas mentais, isto é, necessitam passar por um processo desorganização, a fim buscar retornar ao estado de equilíbrio original por meio de sistemas de adaptação, na qual implica em dois processos correlacionados: assimilação e acomodação. Nesse processo de busca constante de equilíbrio, percebe-se que o organismo é ativo, em construção, estabelecendo por meio de um conhecimento prévio a aquisição de um novo conhecimento.

Piaget não fixou o desenvolvimento humano em fases e etapas, e sim caracterizou em fases para mostrar a evolução da inteligência humana.
Estágio sensório-motor (do nascimento aos dois anos) - a criança desenvolve um conjunto de "esquemas de ação" sobre o objeto, que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade. Nesta etapa desenvolve o conceito de permanência do objeto, constrói esquemas sensório-motor e é capaz de fazer imitações, iniciando a construir representações mentais.
Estágio pré-operatório (dos dois aos seis anos) - a criança inicia a construção da relação de causa e efeito, bem como das simbolizações. É a chamada idade dos porquês e do faz-de-conta.

Estágio operatório-concreto (dos sete aos onze anos) - a criança começa a construir conceitos através de estruturas lógicas, consolida a observação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento, apesar de lógico, ainda está centrado nos conceitos do mundo físico, onde abstrações lógico-matemáticas são incipientes.
Estágio operatório-formal (dos onze aos dezesseis anos) - fase em que o adolescente constrói o pensamento proposicional, conseguindo

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Teorias da aprendizagem
    21218 palavras | 85 páginas
  • Teorias de aprendizagem
    21078 palavras | 85 páginas
  • relatorio
    7251 palavras | 30 páginas