A CONSTRU O DISCURSIVA DO G NERO INFOGR FICO

1908 palavras 8 páginas
Universidade
Estadual de Londrina
Centro de Letras e Ciências Humanas
Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

KAROLINY FERREIRA DOS SANTOS
MARISSOL LAVADO MARTINS

A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO GÊNERO INFOGRÁFICO

Trabalho apresentado como requisito para aprovação do módulo Linguagem e seus usos, sob orientação da Profa. Dra. Claudia Saito.

Londrina
2013
RESUMO

O presente artigo tem por objetivo discorrer e analisar o estudo do gênero textual Inforgrafia, utilizada na Revista Superinteressante, nos períodos de 2005 a 2012, mostrando-lhes que a notícia científica ganhou uma nova visão no universo jornalístico com a ajuda dos infográficos e destacando a importância deles para o público alvo da revista. A infografia apresenta hoje um dos principais meios de comunicação na mídia impressa oferecendo ao público alvo – juvenil - uma forma de textualização que seja mais familiar, para que possam ter interesse e uma leitura inteligível. A Revista Superinteressante é considerada pioneira nessa prática de tradução intertextual, sendo destacada com prêmios internacionais e está entre as mais vendidas do país.

INTRODUÇÃO

A esfera jornalística vem apresentando um crescimento significativo na mídia impressa, a qual também pode destacar o crescimento da infografia, gênero este que vem aumentando o interesse do público juvenil e, principalmente, o público leigo que avança nesse interesse pela ciência.
A infografia é muito utilizada pela mídia, tanto digital quanto a impressa, devido uma melhor linguagem para o leitor que busca uma informação mais rápida e ampla de determinado assunto, fazendo da notícia algo de fácil compreensão. O infográfico tem como característica auxiliar o leitor, não “roubando” o conteúdo das palavras, mas sim deixando uma leitura mais rápida e prazerosa.
A nossa pesquisa foi voltada para a análise da divulgação científica, sendo usado para o público leitor da Revista Superinteressante, onde seus leitores necessitam de uma

Relacionados