A capoeira

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FEIRA DE SANTANA-BA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – II SEMESTRE

Ana Paula Boaventura Pereira

Denize Silva dos Santos

Lílian Boaventura Assis dos Santos

Lurdivan Gomes Bastos Feitosa
Marluzi Bispo dos Santos

SERVIÇO SOCIAL:
ANTROPOLOGIA – CULTURA NA COMUNIDADEFeira de Santana
2009

Ana Paula Boaventura Pereira

Denize Silva dos Santos

Lílian Boaventura Assis dos Santos

Lurdivan Gomes Bastos Feitosa is dos Santos

Marluzi Bispo dos Santos


SERVIÇO SOCIAL:
ANTROPOLOGIA – CULTURA NA COMUNIDADE




Pesquisa de campo na comunidade apresentado como requisito avaliativo da disciplinaANTROPOLOGIA da FTC EAD de Feira de Santana


Orientadora: Scyla Pimenta








Feira de Santana
2009
Tema

capoeira

Nome da comunidade

Angoleiros do Sertão

Estrutura Básica

O trabalho foi desenvolvido no distrito de Mantiba e esta se estendendo para feira de Santana.
Esse projeto tem quase 30 anos foifundado em 1980 pelo mestre Cláudio.Eles se apresentam todos os sábados na praça de bandeira com todo o grupo como uma forma de demonstração do projeto e ate mesmo pra demonstra que a capoeira é uma cultura que muitos não reconhece.
Esse projeto é desenvolvido para levar a comunidade a conhecer a cultura da capoeira pra ajudar a crianças e adolescentes a se manter afastados das ruas.
O projetoangoleiros do sertão tem enfrentado algumas dificuldades por falta de ajuda de poderes públicos mesmo com o objetivo de ajudar a comunidade.
Os instrumentos usados na orquestra das rodas de capoeira bem expressam a miscigenação cultural que a plasmaram.
O berimbau, monocórdio oriundo do povo banto, cultural e geograficamente distanciado da cultura iorubana, da qual herdamos o ritmo ijexá, o sotaquee a rima tonal no terceiro verso, encontradas no canto dos antigos mestres.
A viola e o pandeiro, usados no samba de chula, de barravento ou santamarense, da mesma família musical da capoeira, de uso entre os antigos, é resquício da chula (dança popular portuguesa); enquanto o reco-reco, o tambor, o xequeré e o agogô africano demonstram a sua filiação ao candomblé.
O uso do atabaque como vemoshoje, não tem justificativa histórica, nem tradicional, nem lógica.


Cultura da Comunidade

A capoeira baiana é um processo dinâmico, coreográfico, desenvolvido por 2 (dois) parceiros, caracterizado pela associação de movimentos rituais, executados em sintonia com ritmo ijexá, regido pelo toque do berimbau, simulando intenções de ataque, defesa e esquiva, ao tempo em que exibe habilidade,força e autoconfiança, em colaboração com o parceiro do jogo, pretendendo cada qual demonstrar sua superioridade sobre o companheiro. O complexo coreográfico se desenvolve a partir dum movimento básico denominado de gingado do qual surgem os demais num desenrolar aparentemente espontâneo e natural, porém com um objetivo dissimulado de obrigar o seu parceiro a admitir a própria inferioridade.
Dentreas características mais importantes da capoeira destacamos a liberdade de criação, a estrita obediência aos rituais, a preservação das tradições, o culto dos antepassados e o respeito aos "mais velhos" como repositório da sabedoria comunitária.Movimento ritmado de todo o corpo acompanhando o toque do berimbau, com a finalidade precípua de manter o corpo relaxado e o centro de gravidade do corpoem permanente deslocamento, pronto para esquiva, ataque, contra-ataque ou fuga. É o fulcro da capoeira, donde partem todos os seus movimentos!
Durante o gingado o praticante deve manter-se em movimento permanente, simulando tentativas de ataque, contra-ataque, sempre atento às intenções do parceiro, em contínua postura mental de esquiva e proteção dos alvos potenciais de ataques.
Por definição,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • Capoeira
  • A Capoeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!