A Capital Irradiante - resenha

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Em A Capital Irradiante: Técnica, Ritmos e Ritos do Rio ,Nicolau Sevcenko faz um estudo minucioso sobre as as mudanças e o quanto estas se deram de maneira rápida no final do século XiX e início doséculo XX. Ele nos aponta o quanto as gerações, dessa época, ficaram marcadas pelos acontecimentos e transformações ocorridas. Argumenta que essas mudanças se deram não só pelos acontecimentos, masmuito pela mudança de cenário.
O autor sugere que essas transformações levaram a novos hábitos e de forma impar desde a Belle Époque à era do rádio. Era o final do Império e o início da República.Pssamos a ter hábitos do tipo: escovar os dentes, descartar canetas, freqüentar cinemas, tomar refrigerante e até mesmo acender cigarros para a namorada. Esse hábito sugere mais do que uma mudança dehábito, mas também de comportamento, como mulheres fumando.

Um questão importante do texto é o que remete a forma de se fazer ou contar a história a partir da ficção, pois nela os autores falam deforma livre e sem medos., ou seja, podemos conhecer fatos de nossa atualidade, a partir da literatura da época a qual desejamos elucidar. Podemos recorrer a vários tipos de literatura e assimentender, ou questionar, sobre ritos da modernidade e também sobre questões da vida privada e o quanto interferem no agir da sociedade.

Nicolau Sevcenco toma como cenário a cidade do Rio de Janeiro, erefere-se a ela como a Capital irradiante. Para ele , o Rio se enche de novidades e modifica, imensamente a vida daqueles que lá viviam na passagens entre os séculos XIX e XX.
Surgem os carrosautomotores, a chegada dos bondes. A luz elétrica é um fato e passa a fazer parte do cotidiano, o que faz com que a rotina da população se altere. A saúde, com os avanços da medicina, a forma dedeslocamento com os carros automotores, são novidades que alteram o olhar do povo para si e para o seu lugar. Na realidade , a
Cidade se acelera juntamente com seus habitantes.
As novas tecnologias irão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha a capital irradiante parte 3
  • Resenha
  • O capital resenha
  • Resenha
  • Resenha O Capital
  • Resenha o capital
  • capital irradiante : técnica,rítmos e ritos do rio.Nicolau Sevcenko
  • O MAMBEMBE (resenha) e A CAPITAL FEDERAL (resenha)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!