awtt

317 palavras 2 páginas
Matemática
Entre todos os ramos da ciência que desenvolveram, o mais avançado foi a matemática. No papiro Rhind vemos como chegaram a dominar a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão, sem necessidade de memorizar tabelas de multiplicação, resolver equações com uma incógnita e solucionar problemas práticos bastante complexos. O chamado Teorema de Pitágoras tem o seu precedente no Egito.
Geometria
A necessidade de voltar a marcar os limites dos terrenos ao baixar o nível das águas do Nilo, depois das inundações anuais, impulsionou o desenvolvimento da geometria e dos instrumentos de medição para o cálculo de áreas, volumes e até mesmo do tempo. MEDICINA
Os Egípcios elaboraram listas de remédios, formando a primeira farmacopeia conhecida.
Trataram doenças de abdômen, da bexiga, do recto, dos olhos e da pele, cabelo, unhas e língua, tuberculose, cálculos biliares, apendicites, gota, artrites e fizeram algumas cirurgias. Usavam amuletos quer contra o mal que os podia afligir em vida, quer para protegê-los na sua viagem para o além.

ASTRONOMIA
Identificaram a posição dos astros e o seu movimento. Descobriram um grande número de estrelas, como a polar e constelações de estrelas, como a Ursa Menor e Maior. Descobriram os planetas visíveis sem luneta como : Mercúrio; Vênus; Marte; Júpiter e Saturno. Interrogaram-se sobre os eclipses do Sol e da Lua.
Organizaram um calendário solar com 365. O ano começa a 19 de Julho. Está dividido em 12 meses de trinta dias, ou seja 360 dias. Os cinco últimos dias são consagrados a Osíris, Hórus, Set; Ísis e Néftis.

ESCRITA
Hieróglifos - um sistema de escrita complexo, pictográfico, ou seja, baseiam-se em imagens; ideográfico (representavam ideias) e fonético (representavam sons) e sílabas. Existem cerca de 6 mil hieróglifos conhecidos. Além da escrita hieroglífica, os Egípcios, também usaram a escrita hierática , nos documentos oficiais e a demótica , uma forma mais simples, baseada em abreviaturas.

Relacionados

  • ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL - ESAB CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MEIO AMBIENTE URBANO
    28094 palavras | 113 páginas
  • Vibration and control
    119349 palavras | 478 páginas