A capacidade de pensar

Páginas: 2 (327 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
A capacidade de pensar
O ser humano é o único animal do planeta capaz de pensar sobre o mundo que o cerca. E é claro que isso não é pouco! Você já pensou na importância de poder pensar? Foi acapacidade de pensar, interligada a outros atributos específicos da nossa espécie, que nos possibilitou sermos o que hoje somos! Em outras palavras: a evolução da espécie humana está totalmenteligada à sua capacidade de pensar, pois foi assim que o homem criou mecanismos de sobrevivência e adaptação ao meio no qual ele vivia, conseguindo fazer uma coisa que nenhum outro animal foi capaz defazer: interferir sobre a natureza e adequá-Ia às suas necessidades. Perceba a importância do pensamento!
A atividade de pensar, ou seja, a capacidade de refletir sobre as coisas que nos cercam,é aquilo que chamamos de razão. Quem nunca ouviu a expressão: "o homem é um animal racional"? E é aqui que entra a filosofia. Refletir sobre o sentido da vida, os seus valores e como viver deforma feliz e correta, entre outras coisas, é o ofício da filosofia. Veja que "filosofar" e "pensar" são duas atividades inseparáveis. Entretanto, a prática filosófica busca conhecer e compreender omundo que nos cerca; isso implica um pensamento organizado e voltado para o conhecimento. Portanto, nem sempre quando pensamos sobre alguma coisa estamos necessariamente filosofando. Não é tãosimples assim. Para filosofar, é preciso ter interesse em conhecer.
Aliás, conhecer sempre foi mais uma necessidade do que um desafio para o homem. Desde o início das primeiras civilizaçõeshumanas, somos obrigados a superar o desconhecimento por meio de uma série de maneiras, como a observação, por exemplo. Ao observar os pássaros bicando frutos, o homem descobria alimento sem correr orisco de morrer envenenado. Sendo assim, podemos definir o ato de conhecer como relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, como também o resultado desse ato....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hobbes e a capacidade de pensar por si mesmo
  • Kant e a Capacidade de Pensar Por Si Mesmo
  • DESCOBRINDO A CAPACIDADE DE OBSERVAR, DESCOBRIR E PENSAR.
  • pensar
  • Eu pensar
  • A pensar
  • PARA PENSAR
  • o pensar!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!