A Bossa Nova

Páginas: 6 (1377 palavras) Publicado: 18 de maio de 2015
Colégio Joaquim Fagundes dos Reis.










A BOSSA NOVA.





Nome: Anderson de Mello da Rosa.
Disciplina: Sociologia.
Professor: Maria Cláudia Barros.
Turma: 301.


Passo Fundo, maio de 2015.

Sumário.

Introdução....................................................................................03
1. Capitulo 1. Conceito................................................................04
2.Capitulo 2. Caracteristicas......................................................05
3. Capitulo 3. Músicos que aderiram ao movimento..................06
4. Capitulo 4. Inicio.....................................................................07
4.1. Inicio Oficial....................................................................07
5. Capitulo 5. A segunda geração da BossaNova........................08
6. Capitulo 6. O Auge..................................................................09
7. Capitulo 7. Declínio.................................................................10
Conclusão.....................................................................................11
Referências...................................................................................12Introdução.
O Rio de Janeiro da década de 50 foi o palco das primeiras manifestações musicais do que viria a ser conhecido como Bossa Nova. Um público carioca de elite redescobriu o samba nascido nos morros e nos subúrbios, criado e interpretado por músicos populares. Compositores, instrumentistas e intérpretes, entusiastas do jazz americano e da música erudita, participaram ativamente naconstrução do gênero. Nesse contexto nasce a Bossa Nova, apresentando um som que une a sofisticação do jazz com o balanço do samba, que revolucionou a MPB e exportou para o mundo um dos capítulos mais belos da rica história da cultura brasileira.
A pesquisa está organizada em sete capítulos. No primeiro há uma explicação e conceituação da Bossa Nova, no segundo são explicadas as características que asmusicas “bossanovistas” possuem em comum, no terceiro são listados os artistas que mais se destacaram neste movimento e mais influenciaram os rumos que a Bossa Nova tomou, no quarto capitulo é contada a origem da Bossa Nova e o seu inicio oficial, no quinto capitulo é narrado o surgimento da segunda geração e suas ideias de mudança para o movimento, o capitulo de numero seis fala sobre o auge da Bossanova nacional e internacionalmente, o sétimo capitulo conta o fim cronológico da Bossa Nova.
A Bossa nova é considerada o movimento musical brasileiro mais influente e original, chegando a ganhar espaço internacional e tendo suas musicas regravadas por artistas de grande renome, sendo assim, é um assunto de grande relevância para quem busca entender e conhecer a identidade cultural do Brasil.1. Conceito.
Bossa Nova é um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50, lançado por João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e jovens cantores e compositores de classe média da zona sul carioca, derivado do samba e com forte influência do jazz.
De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época, ou seja, a uma reformulaçãoestética dentro do moderno samba carioca urbano. Com o passar dos anos, a Bossa Nova tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo. Um grande exemplo disso é a música Garota de Ipanema composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.















2. Características.
Uma das principais características do movimento era abatida do violão inspirada no jazz norte-americano, além das suas letras que, contrastando com os sucessos de até então, abordavam temáticas leves e descomprimidas.
A forma de cantar também se diferenciava da que se tinha na época. Segundo o maestro Júlio Medaglia, "desenvolver-se-ia a prática do canto-falado ou do cantar baixinho, do texto bem pronunciado, do tom coloquial da narrativa musical,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bossa nova
  • Bossa Nova
  • Bossa Nova
  • BOSSA NOVA
  • Bossa nova
  • Bossa Nova
  • BOSSA NOVA
  • Bossa Nova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!