Bossa Nova

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2014
Bossa Nova
No início dos anos 50 o mundo vivia os efeitos do fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil, quando Juscelino Kubitscheck assumiu a presidência, em 1956, envolvido pela euforia geradapelo pós-guerra, trouxe com ele um projeto desenvolvimentista que finalmente transformaria o Brasil. Com isso, o processo de urbanização nas cidades aumentou e fez com que surgisse no país uma classemédia, que ganhou papel de destaque na política, cultura e economia.
Essa época de profundas transformações econômicas e sociais, aliada à prosperidade e liberdade política, fez surgir uma atmosfera deotimismo nunca antes sentida no país, o que valeu ao período o título de “anos dourados”, uma era em que tudo exalava inovação. Este ar de modernidade, de transformação, ultrapassou o campo políticoe econômico e influenciou também a cultura e fez surgir movimentos de renovação em várias formas de manifestação artística, como na literatura, no teatro, no cinema e na música.
A Bossa Nova é umgênero musical brasileiro que surgiu no final da década de 50 e início da década de 60, iniciado por compositores como Tom Jobim e Vinícius de Morais. Caracteriza-se por uma maior integração entremelodia, harmonia e ritmo, letras mais elaboradas e ligadas ao cotidiano, valorização da pausa e do silêncio e uma maneira de cantar mais despojada e intimista do que o estilo que vigorava até então. Nocomeço o termo se referia à apenas cantar e tocar samba de um modo diferente. Com o passar do tempo A Bossa Nova tornou-se mundialmente conhecida, um exemplo é a música Garota de Ipanema, composta porVinícius de Morais e Tom Jobim.
Essa foi uma época de transformação, rebelião jovem. As músicas não seguiam mais o estilo conservado de antes, eram mais despojadas. Ocorreu mudança no pensamentodos jovens, a moda mudou. O modo de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento. Caracteriza-se por uma maior integração entre melodia, harmonia e ritmo, letras mais elaboradas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bossa nova
  • Bossa Nova
  • Bossa Nova
  • BOSSA NOVA
  • A Bossa Nova
  • Bossa nova
  • Bossa Nova
  • BOSSA NOVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!