A BIOF SICA DO APARELHO AUDITIVO

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
A BIOFÍSICA DO APARELHO AUDITIVO

As funções do aparelho auditivo estão relacionadas a conversão de uma onda sonora em impulsos elétricos, ela é responsável pela captação de vibrações no ar (sons) e transformação desses, em impulsos nervosos que o cérebro “codifica”. além de perceber a posição e o movimento de uma pessoa.
O aparelho auditivo é dividido em três partes:
o ouvido externo,
oouvido médio
ouvido interno.










Na figura podemos apreciar as partes do aparelho auditivo. Onde o ouvido externo é constituído em: pavilhão auricular (orelha) e canal auditivo; o ouvido médio é constituído pelo tímpano e por três ossinhos (martelo, bigorna e estribo) e o ouvido interno é constituído pela cóclea.






FUNDAMENTOS FÍSICOS DO SOM
O som é uma sensação percebida pelo cérebrodevido à chegada de uma onda sonora no ouvido. A parte da Física que estuda o som é a acústica. As ondas sonoras são longitudinais, isto é, sua direção de propagação é paralela a de vibrações das partículas do meio em que se propaga. A velocidade de uma onda sonora depende das propriedades elásticas e inerciais do meio. No mecanismo da audição as partes que compõem os ouvidos médio e interno vibram nadireção em que a onda se propaga desde os tímpanos até os cílios do ouvido interno. As propriedades elásticas e inerciais de cada uma dessas partes desempenham papel importante na propagação de energia sonora. O som físico percebido pelo ouvido pode ser definido por três características: intensidade, altura e timbre.
Ressonância

Todo sistema elástico possui uma freqüência natural de vibração.Quando uma fonte sonora vibra com freqüência igual à freqüência natural de certo sistema este passa a vibrar com grande intensidade e é dito estar em ressonância com a fonte. Todo corpo reage a uma vibração em virtude de sua inércia. Além disso, surgem também, os seguintes componentes resistivos: O atrito entre o móvel e o meio vibrante; A elasticidade do meio vibrante.
Tubos acústicos

Os tubosacústicos podem ser abertos (com as extremidades abertas) e fechados (com uma das extremidades fechada). Nesses tubos é permitido que o ar vibre, em ressonância, apenas em certas freqüências. Abaixo estão esses tubos com algumas características. A freqüência fundamental num tubo fechado e determinado por:

canal auditivo (meato auditivo) é um tipo de tubo fechado. Numa de suas extremidades, a ocluída,está o tímpano (um tipo de membrana) e na outra está a parte visível que faz conexão com o pavilhão auricular (orelha).
Qualidades fisiológicas do som


Altura- É a qualidade que permite distinguir sons graves (baixas freqüências) dos sons agudos (altas freqüências). O ouvido humano pode perceber freqüências que variam de 20 Hz a 20.000 Hz. Freqüências abaixo de 20 Hz são chamadas de infra-sons efreqüências acima de 20.000 Hz são chamadas de ultra-sons.
Intensidade- É a qualidade que permite distinguir sons fortes dos sons fracos. A sensibilidade do ouvido humano é maior na faixa de freqüências de 2.000 Hz a 4.000 Hz.








O ouvido humano é um aparelho capaz de trabalhar numa extensa faixa de intensidade que vai do som audível mais fraco (I0) de 10-12 W/m2 até o mais forte tolerávelcujo valor é de 1 W/m2.













Timbre- É a qualidade que permite distinguir sons de mesma altura e intensidade, mas que são produzidas por fontes sonoras distintas.


OUVIDO EXTERNO
O ouvido externo é constituído pelo pavilhão auricular (orelha) cuja função é auxiliar a convergência das ondas sonoras para o meato auditivo (canal auditivo). O meato auditivo comporta-se como um tubo fechado,onde na extremidade ocluída está o tímpano, uma membrana que tem a função de transmitir as vibrações mecânicas para o ouvido médio.






















O pavilhão auricular participa na captação do som, possui forma irregular e é constituído essencialmente por uma placa de cartilagem elástica coberta por uma fina camada de pele dos dois lados, onde são encontradas glândulas sebáceas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APARELHOS AUDITIVOS
  • Aparelhos auditivos
  • APARELHO AUDITIVO
  • Biof Sica
  • Aparelho auditivo
  • Aparelho auditivo
  • BIOF SICA
  • Biof Sica Biof Sica Da Vis O Olho Humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!