A BIOF SICA DO APARELHO AUDITIVO

1520 palavras 7 páginas
A BIOFÍSICA DO APARELHO AUDITIVO

As funções do aparelho auditivo estão relacionadas a conversão de uma onda sonora em impulsos elétricos, ela é responsável pela captação de vibrações no ar (sons) e transformação desses, em impulsos nervosos que o cérebro “codifica”. além de perceber a posição e o movimento de uma pessoa. O aparelho auditivo é dividido em três partes: o ouvido externo, o ouvido médio ouvido interno.

Na figura podemos apreciar as partes do aparelho auditivo. Onde o ouvido externo é constituído em: pavilhão auricular (orelha) e canal auditivo; o ouvido médio é constituído pelo tímpano e por três ossinhos (martelo, bigorna e estribo) e o ouvido interno é constituído pela cóclea.

FUNDAMENTOS FÍSICOS DO SOM
O som é uma sensação percebida pelo cérebro devido à chegada de uma onda sonora no ouvido. A parte da Física que estuda o som é a acústica. As ondas sonoras são longitudinais, isto é, sua direção de propagação é paralela a de vibrações das partículas do meio em que se propaga. A velocidade de uma onda sonora depende das propriedades elásticas e inerciais do meio. No mecanismo da audição as partes que compõem os ouvidos médio e interno vibram na direção em que a onda se propaga desde os tímpanos até os cílios do ouvido interno. As propriedades elásticas e inerciais de cada uma dessas partes desempenham papel importante na propagação de energia sonora. O som físico percebido pelo ouvido pode ser definido por três características: intensidade, altura e timbre.
Ressonância

Todo sistema elástico possui uma freqüência natural de vibração. Quando uma fonte sonora vibra com freqüência igual à freqüência natural de certo sistema este passa a vibrar com grande intensidade e é dito estar em ressonância com a fonte. Todo corpo reage a uma vibração em virtude de sua inércia. Além disso, surgem também, os seguintes componentes resistivos: O atrito entre o móvel e o meio vibrante; A elasticidade do meio vibrante.
Tubos acústicos

Os tubos

Relacionados

  • Biofísica
    3983 palavras | 16 páginas