A auto estima no desenvolvimento humano

Páginas: 15 (3705 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC
CAMPUS UNIVERSITARIO DE MAFRA / RIO NEGRINHO
CURSO DE PEDAGOGIA








A AUTO-ESTIMA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO






(nome dos alunos)







Projeto de pesquisa apresentado para a disciplina
de Metodologia da Pesquisa do Curso de Pedagogia Habilitação Educação Infantil e Séries Iniciais, 6ª fase da Universidade do Contestado-UnC,Professor: (.....)









(cidade-ano)

1. A AUTO-ESTIMA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO


2. PROBLEMA


A auto-estima é uma necessidade humana, quecontribui de maneira essencial para o processo da vida, sendo indispensável para um desenvolvimento normal e saudável, tem valor de sobrevivência.
Cada um decide a pessoa que é, a cada momento, e se não gostar pode mudar, reprogramando-se.
Acreditar na capacidade de decidir a vida é um passo essencial para ter auto-estima e realizar ideais. A valorização de si mesmo é um processo que se constróino dia-a-dia e que pode ser ajudado através do auto-conhecimento. Quem se conhece, sabe da riqueza que existe em seu mundo interior, dos recursos que pode lançar mão nos momentos bons e ruins, ter mais confiança. Entretanto se a pessoa não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. E é a auto-estima que fortalece, dá energia e motivação, inspira a obter resultados e permite sentir prazer esatisfação diante das realizações.
E sendo assim, proclama-se como uma necessidade porque sua ausência compromete a capacidade do ser humano funcionar, é por isso que se diz que ela tem o valor da sobrevivência, tornando-se além de uma necessidade psicológica, de maior relevância, atributo imperativo para a adaptação a um mundo cada vez mais complexo, desafiador e competitivo.
De que maneira aauto-estima contribui no processo escolar das crianças de 2ª série vespertino na escola Profª Irene Olinda Teifke Ribeiro?



3. OBJETIVOS


3.1 OBJETIVO GERAL:


Verificar de que maneira a auto-estima contribui no processo escolar das crianças na escola Profª Irene Olinda Teifke Ribeiro.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:



Estimular através da auto-estima a auto confiança nosalunos das séries iniciais.


Favorecer a socialização dos alunos através de relacionamentos diversos no contexto educacional.

Valorizar as qualidades e características individuais de cada aluno.


Despertar no aluno através da auto-estima suas habilidades e competências diante de suas dificuldades.

Propiciar atividades e dinâmicas que auxiliem na auto-estima de cada aluno.4. PRESSUPOSTOS


Os alunos que possuem auto-estima apresentam maior empenho no processo ensino aprendizagem.
As crianças que desempenham-se nas atividades, relacionam-se bem; possuem a auto-estima elevada, apresentam-se com mais facilidade para se comunicar e até desenvolvem o seu senso crítico com rapidez.
A auto-estima trás para as crianças o equilíbrio, acriatividade, melhor aprendizagem, a convivência nos ambientes que ela está inserida.

































5. JUSTIFICATIVA


A auto-estima é um aspecto fundamental para o sucesso em todas as áreas na vida do ser humano. Mas é algo que se adquiri na infância ou então constrói-se paciente e demoradamente ao longo da vida.
No decorrer da experiência daspesquisadoras como educadoras, observou-se inúmeras dificuldades de relacionamento entre professor e aluno, aluno-aluno, devido a falta ou baixa auto-estima.
Sendo assim, esta pesquisa tem por finalidade, verificar como a auto-estima contribui no desenvolvimento da criança da escola Profª Irene Olinda Teifke Ribeiro buscando soluções criativas para as dificuldades de relacionamento, sem grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto-estima
  • Auto-estima
  • Auto estima
  • Auto estima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!