A ATUA O TRANSFORMADORA DO PROFESSOR

2228 palavras 9 páginas
A ATUAÇÃO TRANSFORMADORA DO PROFESSOR
Vamos enriquecer nossos estudos, agora com outros autores que discutem este mesmo tema, visando ao seu aproveitamento nas ações educativas em sala de aula. Iniciemos com Marli André, organizadora do livro
Pedagogia das Diferenças na Sala de Aula. Marli André é Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da USP, atualmente é professora do programa de estudos pós-graduados em educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e desenvolve pesquisas na área de formação de professores.
No capítulo 1º do livro que organizou, Marli André discute e analisa a proposta de Perrenoud para a Pedagogia das Diferenças. Philippe Perrenoud é sociólogo e professor na Universidade de Genebra, atuando no campo do currículo, práticas escolares e das instituições de formação. Seu referencial é a escola suíça, porém seus temas são abrangentes e tratam de questões amplas como o processo de fabricação da excelência e do fracasso escolar.
Para Perrenoud, a Pedagogia das Diferenças é uma concepção voltada para o objetivo primordial da escola, garantir a todos os alunos o acesso a uma cultura de base comum; conseqüentemente, uma forma de luta contra o fracasso escolar. Adverte quanto às ações e medidas imediatistas que não alcançam resultados em curto prazo, mas que podem reforçar a idéia de que o fracasso é uma fatalidade.
Mas, o que é fracasso escolar? Historicamente analisado de diferentes maneiras, o fracasso escolar já foi visto como um patrimônio genético, ou seja, herdado com o nascimento.
Outros grupos teóricos conceberam o fracasso escolar como “formado” no ambiente cultural e nas condições sócioeconômicas da família do estudante, ambos influenciando mais ou menos o fracasso ou o sucesso escolar. O maior peso está, no entanto, na cultura familiar sócio-econômicas.
No final da década de 70, estudos de Sociologia em Educação trazem novas explicações para o fracasso escolar. Estes apontam as desigualdades

Relacionados