A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação basica

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

Universidade Norte do Paraná- UNOPAR
Curso de Educação Física
Discente: Willame Dornele Santos e Santos




Título: A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica




















São Luís- MA
2014
IntroduçãoHá um grande desafio das escolas em minimizar os graves problemas existentes no sistema educacional que muitas vezes é excludente, neste caminho segregativo por gerar mais polêmica e preconceito de garantir os direitos iguais a todos os alunos que sofrem de alguma necessidade específica.
Ao reconhecer toda essa trajetória educacional das dificuldades enfrentadas por meio dasidéias consolidadas sobre a desigualdade das oportunidades escolares, ou seja, a exclusão infelizmente ainda é intensa na sociedade, e as seleções dos alunos deficientes são vistos como “fracos e indefesos”, pois são encaminhados para empregos menos qualificados e são classificados como incapazes de ultrapassar as barreiras de limites de ensino e aprendizagem.
A questão do trabalhopedagógico nas escolas permanece e das expectativas de educação para todos e valorização das diferenças, permanece uma prática de novas possibilidades inovadoras trazidas pela inclusão. Neste sentido, é importante que a prática do professor seja proposta em trabalhos individual e em grupo, o método de ensino individual para que cada aluno deficiente enfrente os desafios com seus recursos, limites epossibilidades, e que o trabalho em grupo, esteja revelando as capacidades intelectuais e sociais, no intuito de desenvolver uma responsabilidade perante o auxílio dos demais colegas na sala de aula.

As idéias do professor têm que ser bastante elaboradas em relação aos materiais didáticos, que favorecem as práticas inclusivas havendo necessidade de contato e estimulação, por meio dossentidos com os alunos, para que possam expressar suas experiências perceptivas evitando a exclusão e isolamento, para garantir a sua autonomia na sala regular, pois a insegurança de muitos professores é associada pela falta de cursos de formação especializada, e deve ser superado com uma efetivação plena e permanente, basta se envolver e ter a responsabilidade de trabalhar com a inclusão.A matéria escolhida foi de um aluno João Guilherme de 7 anos, ele tem paralisia cerebral devido à sua gravidade, uma parte de seus membros inferiores ficou comprometido, e agora é cadeirante, desde 8 meses de idade faz tratamento especializado no APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), pois o propósito dos pais era inseri-lo em uma sala regular, mas forammomentos de constrangimento e indignação em conseguir sua matrícula garantida.
Atualmente o João Guilherme estuda na escola Unidade Integrada Alberico Silva, localizado em São Luís-MA, e atende todas as necessidades básicas e importante para o seu desenvolvimento de ensino e aprendizagem, pois toda a estrutura física contém rampas, corrimão, banheiro adaptado, e tem o apoio fundamental daSecretaria da Educação garantindo todo o material pedagógico inovador com recursos tecnológico, a professora Sandra que leciona na sala aceitou o desafio mesmo sem ter experiência e curso na aérea da Ed. especial.
A família do aluno hoje se sente respeitada e satisfeita pelo seu filho, por está incluso como determina na Lei da Política de Inclusão, e acima de tudo há uma cooperação dagestão da escola que o aceitam e o valorizam os colegas da classe sem preconceito.
A proposta pedagógica do professor deve sempre acreditar nas limitações de seus alunos com deficiência, e criar possibilidades diferenciadas para ensinar o conteúdo, com o desejo de vencer desafios e garantir um desempenho e eficiente nas atividades desenvolvidas diariamente na sala de aula. Antunes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
  • a atuação pedagogica inclusiva do professor na educação básica
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica
  • A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A ATUAÇAO PEDAGOGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO BASICA
  • ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
  • A atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!