A atrte da Guerra

342 palavras 2 páginas
• “Será vencedor, aquele que sabe como adotar a arte militar apropriada de acordo com a superioridade ou inferioridade de suas forças frente ao inimigo”.

Aplicando nas empresas: Ganhará da concorrência a empresa que adotar a estratégia adequada a seus pontos fracos e fortes.
A Arte da Guerra é um conhecido tratado militar escrito há cerca de 2400 anos pelo general chinês conhecido como Sun Tzu.

O livro possui traduções para diversas línguas, e de uns anos para cá teve seu foco, inicialmente militar, alterado. Hoje em dia é bastante comum ver aplicações dos escritos de Sun Tzu adaptadas à administração de empresas e até mesmo à auto-ajuda.

Sobre o livro

A obra é dividida em 13 capítulos que exploram diversos aspectos da estratégia militar e foi escrita durante os “Estados Belicosos”, período bastante conturbado da história chinesa em que as relações entre os estados que compunham o império chinês foram bastante estremecidas, ocasionando-se assim diversas guerras dentro da própria China.

Acredita-se que ele tenha sido lido e influenciado grandes estrategistas da Era Cristã como o francês Napoleão Bonaparte na sua conquista da Europa durante o final do século XVIII e início do XIX, o austríaco Adolph Hitler na constituição do Terceiro Reich e no conseqüente domínio alemão sobre a Europa durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e também o chinês Mao Tsé-Tung em sua luta contra os japoneses e na guerra de guerrilhas que deu origem a tentativa de se implantar o comunismo na China, em 1949.

Sobre o autor

Sun Tzu parece ter vivido no século IV a.C e, segundo consta, foi um brilhante general e estrategista militar chinês, afinal, mais de 2 mil anos depois, sua obra ainda está presentes em livrarias de todo o mundo. Até hoje, não existe nenhuma biografia muito confiável sobre sua vida, o que compromete a precisão das informações a seu respeito.

Leia mais em:

Relacionados

  • Introdução à história da arte
    12305 palavras | 50 páginas