. Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; mecanismos deflexão dos nomes e dos verbos.

5832 palavras 24 páginas
CERAMICA INDUSTRIAL

Todos os movimentos e atividades encontram épocas mais propícias à sua divulgação e utilização, para serem em menor ou maior grau, absorvidos pela sociedade. Certas tendências do mercado podem desaparecer, assim como em seu lugar surgem novas necessidades que vão sendo assimiladas pelos povos. Constitui-se dessa forma um ciclo de eternas renovações que está sujeito às evoluções da própria sociedade.
O aparecimento da verdadeira indústria cerâmica no Brasil, só começou a se delinear com os primeiros marcos da colonização européia, em fins do século XIX. Antes, os processos utilizados unicamente na confecção de alguns utensílios de uso doméstico, entre os quais se incluíam panelas, potes e vasos de barro, eram elementares, apesar de serem de boa qualidade.

Cerâmica Brasileira: Colonial e Imperial

No período colonial e imperial, as manifestações manufatureiras da cerâmica é pobre e isenta de qualquer fator de maior importância que venha a chamar nossa atenção, salvo o período da feitura da louça de barro para uso doméstico ou, da olaria, para a construção civil, pois a argila encontrada em grande quantidade era de muito boa qualidade.
No final do século XVII surgiram, porém, cerâmicas artísticas, representadas por imagens de barro cozido.
O Brasil, tanto no Período Colonial como durante o Período Impérial, era importador de cerâmicas, porcelanas e azulejos. Esse comércio se estabelecia através da Companhia das Índias, uma máquina comercial holandesa muito bem estruturada (os holandeses tinham lançado aos mares cento e cinqüenta navios, escoltados por quarenta fragatas bem armadas para comercializar os produtos da China com a Europa e as Américas).
A sociedade brasileira da época, buscando um pouco de status, substituiu as louças de barro pela porcelana utilizada pela nobreza real e a corte portuguesa.
A louça brazonada, que trazia a reprodução das armas da família real, era na minoria importações de Portugal, da Inglaterra e

Relacionados

  • Resumo PEP 07 09
    431830 palavras | 1728 páginas