A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PUERPERAL – GERENCIANDO O CUIDADO

1954 palavras 8 páginas
A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PUERPERAL – GERENCIANDO O CUIDADO
Érica Pereira Huwer1
Odair Jose Correia Canolato1
Ana Chiara Casagrande1
Monique Araújo de Paula1
Karine Ribeiro Nunes2 Resumo O puerpério é o momento seguido após o nascimento do bebê seguida da dectação da placenta, um processo que causa alterações brusca no organismo da mulher, biopsicossocial. Contudo diante da tantas mudanças em seu dia-a-dia necessita de uma assistência contínua, pois sua realidade passa a oscilar de mãe, esposa, domestica etc. Esse novo perfil de mulher muito comum na sociedade atual, faz necessário um atendimento mais complexo, dinâmico e amplo, ação essa que necessita e exige muita da disponibilidade e atenção do profissional enfermeiro onde a base de sua formação se estabelece sob a ação do cuidar, e pelo modelo de saúde atual o colocou de mais fácil acesso e o determinou como administrador desse processo. Nas ações intrahospitalar mediante exigência de formação específica (Enfermeiro(a) Obstetra) é quem dará suporte para que essa mãe e esse bebê possam interagir-se e se manter estável e garantir uma boa recuperação. Mas criticas apontam despreparo para o perfil desse profissional, quanto ao despreparo na atuação no processo enquanto educador em saúde.
Objetivo
Avaliar as necessidades e as ações desenvolvidas pelo profissional de enfermagem na atenção ao período puerperal avaliando a estratégia gerencial da atenção e as dificuldades de execução desses processos.
Metodologia
Estudo realizado sob análise critica descritiva de 9 artigos do banco de dados Scielo com publicação entre 2006 a 2013 e revisões bibliográficas de literaturas voltadas a assistência obstétrica pelos profissionais de enfermagem.
Introdução
Puerpério é o momento seguido do nascimento do bebê e da expulsão da placenta, caracterizado por um processo de extremas mudanças físicas e psicológicas começando imediatamente depois da dectação da placenta e continuando por seis semanas. Nos

Relacionados