A arte Bizantina

Páginas: 3 (748 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A ARTE BIZANTINA
O termo arte bizantina refere-se à expressão artística de caráter religioso do Império Bizantino. No entanto, deve-se lembrar que esta tendência artística, por meio de influênciapolítico-religiosa, expandiu-se para regiões fora das fronteiras imperiais.
História:
O crescente problema nas fronteiras causado pelos bárbaros, além de problemas dentro de Roma como senado constantemente se envolvendo em questões relacionadas ao reinado dos imperadores, fez com que os imperadores optassem por outras cidades para serem sedes do império. O imperadorConstantino (r.306–337) transferiu a capital do império para Bizâncio, antiga cidade renomeada mais tarde para Constantinopla. Neste local reúnem-se toda uma série de fatores que impulsionam a ascensão da nova expressão artística.Esta arte viveu o seu apogeu no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano (r. 527–565) ao qual se sucede um período de crise denominadoIconoclastia e que consiste na destruição de qualquerimagem santa devido ao conflito político entre os imperadores e o clero. Após a crise iconoclasta, houve uma nova era de ouro da arte bizantina que se estendeu até o fim do império no século XV. Noentanto, reminiscências desta arte permaneceram embuidas dentro da religião ortodoxa e em regiões como a Rússia que receberam grande influência da cultura bizantina.
Influências:
A localização deConstantinopla permitiu à arte bizantina a absorção de influências vindas de Roma, da Grécia e do Oriente e a interligação de alguns destes diversos elementos culturais num momento de impulso à formação deum estilo repleto de técnica e cor. A arte bizantina está intimamente relacionada com a religião, obedecendo a um clero fortalecido que possui, além das suas funções naturais, as funções de organizartambém as artes, e que consequentemente relega os artistas ao papel de meros executores. Também o imperador, assente num poder teocrático, possui poderes administrativos e espirituais. Sendo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Bizantina
  • Arte bizantina
  • A arte bizantina
  • Arte Bizantina
  • Arte Bizantina
  • Arte bizantina
  • Arte bizantina
  • Arte Bizantina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!