A AQUSIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO DINÂMICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.

5382 palavras 22 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CURSO DE ESPECIALIZÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

A AQUSIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA RELAÇÃO DINÂMICA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.

Esbela Cristina Trindade Sena *

RESUMO:

A educação infantil sendo a primeira etapa da educação básica tem como função primordial possibilitar o desenvolvimento integral das crianças. Dentro dessa perspectiva o ensino e aprendizagem da leitura e escrita nesta fase inicial da escolarização é um dos elementos importantes a serem trabalhados, uma vez que permitem às crianças a ampliação de possibilidades de inserção e participação nas diversas práticas sociais onde se faz necessário as habilidades da linguagem oral e escrita. Compreende-se que aprender a ler e escrever é apropriar-se do código lingüístico, é tornar-se um usuário da leitura e da escrita. Desta forma, o trabalho pedagógico deve estar organizado dentro de um contexto onde aprender a ler e escrever faz parte de um longo processo evolutivo ligado à participação em práticas de leitura e escrita, onde as crianças estabeleçam relações sobre as características da linguagem presentes ao seu redor.
Todavia, este artigo científico construído a partir de uma pesquisa bibliográfica, apresenta conhecimentos teóricos e práticos sobre a construção da linguagem oral e escrita na educação infantil.

Palavras-chave: linguagem, criança, conhecimento.

______________________
*Pedagoga e Pós-Graduada em Planejamento Pedagógico: Currículo, Didática e Avaliação.
Coordenadora Geral da Secretaria Municipal de Educação/Cairu-Ba
E-mail: esbelacristina@yahoo.com.br

1 INTRODUÇÃO.

A capacidade de ler e escrever aumenta as possibilidades da vida, na medida em que permite as pessoas, a construção de categorias que auxiliam uma melhor compreensão do mundo e a transmissão de valores pessoais, sociais e culturais. Desta forma, a aprendizagem da

Relacionados