42271280922

2348 palavras 10 páginas
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INClUSIVA

LAGUNA
2013

EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA DE SÍNDROME DE DOWN

Trabalho da Disciplina de Educação Inclusiva do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina do Centro de Educação a Distância – UDESC/CEAD, orientado pela professora Solange Cristina da silva.

LAGUNA
2013

INTRODUÇÃO

O trabalho tem como por objetivo apresentar a significação da deficiência de síndrome de Down e relacionar as perspectiva de superação, inclusão dentro da escola e do meio social. Adotar as perspectivas Vigotskyana nos deu embasamento para seguir uma linha de raciocínio que nos trouxe a experiência do caso de João com Down. Em meio ao estudo de caso observamos que a deficiência é vista como uma anormalidade. O intuito da escolha do tema abrange uma reflexão onde retrata a inclusão e o processo de compensação da criança com deficiência e os processos de superação onde as dificuldades de aprendizagem requer o papel do educador como mediador para considerar o desenvolvimento cognitivo da criança a fim de compensar as dificuldades que a criança encontra no caminho inclusivo da escola. Dessa forma trabalhamos com a ideia a considerar, qual seria a escola que de fato atenderia devidamente as necessidades de aprendizagem dessas crianças e quais recursos de uso diferenciados seriam oferecidos a elas, em se tratando de crianças que sofrem de deficiência e que procuram no meio social ajuda para se sentirem incluídos, sendo vistos como pessoas que fazem parte da sociedade.

RELATO DA HISTÓRIA DE JOÃO

Vamos contar a historia de João Mancini Silvério, portador da deficiência de Síndrome de Down, hoje estudante de Educação Física. João teve que superar muitos obstáculos para chegar ate aqui, e vamos relatar como foi sua trajetória, os preconceitos que sofreu e

Relacionados