A Aboli O Da Escravatura Cristiano Louren O ERB2

967 palavras 4 páginas
Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade
Ensino Recorrente Bloco 2 – História

A Problemática Da Abolição Da Escravatura

Trabalho elaborado por:
Cristiano Lourenço nº10

Abolição da Escravatura em França....................................Pág.3
Abolição da Escravatura nos Estados Unidos da América....Pág.4
Abolição da Escravatura em Portugal.................................Pág.6
Bibliografia.........................................................................Pág.8

Na França, os primeiros grandes debates do período liberal em torno da escravatura tiveram lugar em plena Assembleia Constituinte francessa. Não sem oposição, a Assembleia concedeu, em maio de 1791, direitos civis aos homens livres de cor e, em setembro, pôs termo á escravatura no território metropolitano francês.
Nas colónias, porém, a escravatura mantinha-se, o que violava claramente o artigo 1.º da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Confrontados com os interesses dos armadores dos portos ligados ao tráfico esclavagista e dos proprietários de plantações nas Antilhas, os deputados da Constituinte e, depois, da Legislativa não se atreveram a pôr em causa um sistema económico, no qual consideravam repousar a prosperidade da França.
A luta contra a escravatura viria a surtir efeito em plena Convenção, empenhada na efetiva concretização da liberdade e da igualdade. A 4 de fevereiro de 1794, a escravatura foi abolida nas colónias francesas, sem qualquer indemnização aos proprietários.
Restabelecida em maio de 1802, durante o consulado de Napoleão e novamente sob pressão dos proprietários das Antilhas, a escravatura nas colónias, tal como o respetivo tráfico, ficou definitivamente erradicada na França após a revolução republicana de fevereiro de 1848.

Na república dos Estados Unidos da América, o princípio da igualdade, inscrito na Declaração de Independência em 1776, conviveu, contraditoriamente, durante quase um século com a escravatura dos negros. De

Relacionados