zoolozia de invertebrados I

252 palavras 2 páginas
E S T A D O D E G O I Á S
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física aplicada à biologia
Prof. Halaine Mariano

Fenômenos Elétricos na Célula

Acadêmica:
Ellen Rízia

Anápolis, 13 fevereiro 2015

Introdução: A pesquisa sobre fenômenos elétricos são importantes para a compreensão dos complexos físicos e químicos que envolvem a vida. Células vivas dependem de reações químicas no interior, que são articuladas entre si, em sequencia ou em paralelo, fenômenos bioelétricos podem envolver tanto a geração, quanto o resultado das ações de campos ou correntes elétricas sobre processos biológicos. No seguinte resumo abordaremos as principais temas relacionados aos fenômenos elétricos usando como referencia o livro física para ciências biológicas e biomédicas entre artigos na internet: Potencial de repouso, Capacitores, Corrente elétrica, Difusão, Equação de Nernst-Planck, Equilíbrio de Donnan, Bomba de sódio entre outros. A membrana celular separa o meio externo com o interior da célula. Devido a membrana são mantidos as diferenças de composição ente as soluções no interior e no exterior da célula.

.

Resumo:

21.2 Potenciais Elétricos

Uma distribuição de cargas elétricas cria em torno de si um campo elétrico E. As linhas de força permite a visualização do corpo. A tangente a uma linha de força que indica direção do vetor Enesse ponto. As linhas de força são traçadas de tal forma que o número de linhas que atravessam uma secção perpendicular sendo proporcional ao modulo E do campo elétrico E.

Conclusão

Referências:

Relacionados