Etica E Lesg Trabalho

5018 palavras 21 páginas
Universidade Paulista
Curso Superior de Tecnólogo
Avaliação de Desempenho

Ética e Lesgislação Empresarial I

Lucas dos Santos Lima – RA B72944-2

INTRODUÇÃO

As organizações tem discutido muito sobre suas responsabilidades perante seus funcionários, clientes, acionistas, fornecedores prestadores de serviço e concorrentes (stakeholders), e com isso, sua preocupação com princípios éticos, valores morais e cultura.

As empresas começam a perceber que a credibilidade das empresas é o fruto da prática efetiva e constante de valores como respeito ao consumidor, honestidade, transparência nas relações com seus públicos, integridade nas demonstrações financeiras e preocupação com o meio ambiente e comunidade.

Os lideres das organizações perceberam que a ética passou a ser um fator que agrega valor à imagem da empresa.
A ética empresarial está relacionada ao estudo de comportamento das pessoas nas organizações com base na cultura organizacional. Portanto, ela envolve a identificação dos valores praticados por toda organização a partir do topo, ou seja, da alta administração.

ÉTICA EMPRESARIAL

Ética significa costume, maneira de agir, índole. A ética pode ser entendida como a ciência voltada para o estudo filosófico da ação e conduta humana, considerada em conformidade ou não com a reta razão.

A ética e a moral podem ser tratadas com um mesmo sentido, substancialmente idêntico, como ciência prática que tende a procurar pura e simplesmente o bem do homem.

Segundo Daft (1999), "ética é o conjunto de princípio e valores morais que regula o comportamento de uma pessoa ou de um grupo em relação ao que é adequado ou inadequado. Os valores éticos estabelecem padrões em relação ao que é bom ou mau na conduta e nas decisões". Ética é a moralidade do agir humano, quer dizer, considera os atos humanos enquanto são bons ou maus.
Ética Empresarial é o conjunto de ética adotada pela empresa. Uma empresa que não remunera bem

Relacionados

  • engenharia basica
    1259 palavras | 6 páginas