zoologia

Páginas: 23 (5528 palavras) Publicado: 15 de maio de 2015
Sistema circulatório aberto (Lacunar)
Típico de artrópodes, como os insetos, e moluscos (exceto cefalópodes) o líquido bombeado pelo coração -hemolinfa- não se encontra sempre dentro de vasos ou órgãos, periodicamente ele abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Vagarosamente, o líquido retorna para ocoração pouco musculoso, que novamente o bombeias para os tecidos. A lentidão de transporte de materiais é fator limitante ao tamanho dos animais pois a quantidade de alimento transportado por unidade de tempo é pequena. Além disso, por se tratar de um sistema aberto, a pressão não é grande, suficiente apenas para o sangue alcançar pequenas distâncias.
O sistema de transporte dos insetos inclui coraçõesacessórios, importantes para impulsionar a hemolinfa para as antenas, as asas e para as patas.
Neste sistema, o sangue flui mais lentamente que num sistema circulatório fechado e, portanto, é menos eficiente.

Sistema circulatório fechado
Característico de anelídeos, alguns moluscos ágeis (lulas e polvos) e vertebrados, o sangue nunca abandona os vasos. No lugar das lacunas corporais, existe umagrande rede de vasos de paredes finas, os capilares, pelos quais ocorrem troca de substâncias entre o sangue e os tecidos. Nesse tipo de sistemas, o líquido circulante fica constantemente em movimento, a circulação é rápida. A pressão desenvolvida pela bomba cardíaca é elevada e o sangue pode alcançar grandes distâncias permitindo um maior tamanho dos animais. Esse sistema pode estar organizado deforma a que a circulação seja simples ou dupla. É mais eficiente, pois o sangue flui mais rapidamente, permitindo uma reposição e substituição mais rápida de materiais.

Hemocianina
A hemocianina consiste num pigmento do sangue de muitos moluscos e artrópodes. Quimicamente, é uma proteína que contém cobre e serve para o transporte de oxigénio. Para tanto, uma molécula de oxigénio combina-se comdois átomos de cobre. Uma das diferenças da hemoglobina dos vertebrados para a hemocianina é o fato de esta ser um pigmento azulado, pois em vez de ferro, possui cobre em seu princípio ativo, e ao reagir com o oxigênio, fica azulado, e quando livre do oxigênio, fica incolor.

Sistema respiratório
Sistema respiratório traqueal: Ocorre nos insetos (artrópodes), e o oxigênio é levado diretamente acélula, sem auxílio do sangue por túbulos condutores que se ramificam por todo inseto. O oxigênio entra e o gás carbônico sai por conta do bombeamento da musculatura do corpo do inseto, sem que haja interação com o sistema circulatório.
Sistema respiratório filotraqueal: ocorre nos aracnídeos (artrópodes) onde um há uma abertura ventral no abdome, que se comunica com os pulmões foliáceos. A estruturainterna desses órgãos assemelha-se a um livro com as folhas entreabertas, cujas lâminas delgadas são vascularizadas e permitem a ocorrência de trocas gasosas entre o sangue e o ar. As trocas gasosas ocorrem nas lamelas e o oxigênio passa para o sangue.
Sistema respiratório branquial: típica de animais aquáticos, como:  Anelídeos, moluscos, equinodermas, crustáceos (artrópode), peixes e anfíbios ooxigênio é retirado da agua. Nesse sistema a água entra pela boca e, nas brânquias, o oxigênio passa para os vasos sanguíneos, o gás carbônico passa para a água e então a água é eliminada do corpo do animal através das fendas branquiais
Sistema respiratório pulmonar: corre em animais terrestres, nessa forma de respiração o ar chega nos pulmões e vai para as hemoglobinas, as quais levam o oxigêniopara todas as células do corpo enquanto o gás carbônico que “sobra” é eliminado pela expiração.
Hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio). Como nos alvéolos pulmonares a concentração de oxigênio é bem maior do que a encontrada nos capilares...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • zoologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!