zonaddesenv.proximal

443 palavras 2 páginas
Relação da Teoria Sócio-histórico e as situações de sala de aula

A aprendizagem se dá na interação, onde o professor é o mediador do processo.
Vigotsky fala do poder da palavra, da linguagem e da cultura. Cada um traz a sua história, suas experiências, sua infância, suas saudades, seus amores e suas características.É também através da linguagem que o indivíduo pode analisar abstrair e generalizar as características dos objetos e situações presentes na realidade. E não podemos esquecer que a linguagem tem a função da comunicação que garante a troca de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história.
Nós somos os únicos seres que constrói história.
O professor tem que trazer um conteúdo significativo, contextualizado, ou seja, tem que conter a cultura dele.
A relação professor aluno é fundamental em todos os níveis. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conhecimento.
Vigotsky conceituou o desenvolvimento intelectual em dois níveis: real e potencial.
O Real é aquele que já é adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, porque já tem um conhecimento consolidado.
O potencial é quando a criança ainda não aprendeu tal assunto, mas está próximo de aprender, isso se dará principalmente com a ajuda de outras pessoas.
Nesse dois níveis REAL X POTENCIAL, está a ZDP, onde o professor vai buscar alternativas variadas, dinâmicas. É através do dialogo do professor com o aluno que a ZDP se desenvolve da sala de aula.
E onde o professor executa? Entre o conhecimento real do aluno e o conhecimento potencial do professor. A construção do conhecimento se dará coletivamente.
A teoria diz que temos que acreditar no nosso aluno, incentivando-o. O professor tem que conhecer a realidade do aluno para poder intervir tirando vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada um.
Cabe ao professor descobrir e experimentar diferentes formas de ensinar, a partir de seu contato e interação

Relacionados