Zona franca de manaus

Páginas: 20 (4949 palavras) Publicado: 13 de julho de 2011
ZONA FRANCA DE MANAUS / SUFRAMA

Sumário

* Por que investir em Manaus e na Amazônia Ocidental?

* Opções de investimentos:

* Principais produtos fabricados no Pólo Industrial de Manaus

* Incentivos Extrafiscais

* Incentivos Estaduais

* Incentivos Fiscais Federais

* Como usufruir os incentivos do modelo Zona Franca de Manaus - ZFM

* Como implantarprojeto industrial

* Bibliografia

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras. O modelo leva aos estados da Amazônia Ocidental, Acre,Amazonas, Rondônia e Roraima (Decreto-Lei nº 356/68) e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá (Leiº 8.387/91) desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida às suas populações. A ZFM compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário. O primeiro teve maior ascensão até o final da década de 80, quando o Brasil adotava o regime deeconomia fechada. O industrial é considerado a base de sustentação da ZFM. O Pólo Industrial de Manaus possui mais de 550 indústrias de alta tecnologia gerando mais de meio milhão de empregos, diretos e indiretos. O Pólo Agropecuário abriga projetos voltados à atividades de produção de alimentos, agroindústria, piscicultura, turismo, beneficiamento de madeira, entre outras.

Por que investir em Manause na Amazônia Ocidental?
1 - A Amazônia Ocidental brasileira
A Amazônia Ocidental é a parte mais preservada dessa região. Ela não é apenas a parte da maior floresta tropical do mundo mais conservada, mas um estoque de biodiversidade sem igual no planeta, com varias espécies animais e vegetais ainda desconhecidas.
É também o local escolhido para mais de 5 milhões de pessoas para viver e hásoluções economicamente e ecologicamente viáveis para esse convívio. A proteção e o desenvolvimento da região com o aproveitamento econômico das espécies através da sua reprodução num ambiente ecologicamente sustentável e sua introdução no mercado mundial é a solução mais adequada.
Muitas espécies dessa região já são conhecidas no mundo como: a borracha natural, a castanha, o guaraná. Outras espéciesdestinadas ao uso alimentício, medicinal e combustível estão em fase de desenvolvimento.

Os recursos minerais são abundantes e dentre eles a região conta com grandes reservas de:
.Óleo e gás de petróleo
.Calcário
.Silvinita
.Caulim
.Argila
.Nióbio
.Estanho
.Agregados para construção civil(brita, areia, granito, etc)

A região que é composta por quatros Estados: Amazonas, Acre,Rondônia e Roraima e tem Manaus como o centro econômico mais dinâmico. As capitais, Rio Branco no Estado do Acre, Porto Velho em Rondônia e Boa vista em Roraima também são centros dinâmicos e oferecem estrutura econômica que favorecem os investimentos na região,

2 - Manaus
Manaus é uma cidade brasileira que se localiza no centro da região amazônica (latitude 03º 06’ 07” e longitude 60º 01’ 30”), é declima equatorial e de cultura ocidental oriunda da colonização portuguesa. No passado foi um importante centro de comercialização de borracha natural com o mundo o que deu origem a sua infra-estrutura econômica atual.
Toda ela é uma zona econômica especial com isenção de tributos para o consumo e a industrialização os quais têm o objetivo de desenvolver a Amazônia ocidental e preservar a suanatureza.
A base de sustentação de sua economia tem sido a industria de bens eletrônicos e material de transporte, formada por grandes empresas transnacionais (asiáticas, européias e americanas) e seu grande mercado tem sido o brasileiro.
Ela é a 8ª maior cidade brasileira em população e somente é menor que a dos grandes centros conhecidos como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e outros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zona Franca de Manaus
  • Tributação da zona franca de manaus
  • IPI
  • Zona Franca de Manaus
  • A zona franca de manaus
  • Zona Franca De Manaus
  • Zona Franca de Manaus
  • Suframa e zona franca de manaus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!