Xtremming program

1216 palavras 5 páginas
Extreme Programming

Início dos Tempos
Foi criada por Kent Beck (engenheiro de software americano) e ganhou notoriedade a partir da OOPLSA 2000 (a maior conferência internacional de Orientação a Objetos). Em XP, o bom programador se sente mais livre para fazer o que faria se não existissem regras. Ao mesmo tempo, XP obriga o “mau” programador a se comportar de forma similar ao bom.

Conceito
É um processo que busca assegurar que o cliente receba o máximo de valor de cada dia de trabalho da equipe de desenvolvimento. É uma proposta de desenvolvimento ágil e iterativa com a entrega constante de pequenas partes da funcionalidade do software. As partes devem ser incrementadas e requerem a melhoria constante do código.
É usado para:
Projetos cujos requisitos são vagos e mudam com freqüência;
Desenvolvimento de sistemas orientados a objetos;
Equipes pequenas, preferencialmente até 12 desenvolvedores;
Desenvolvimento incremental (ou iterativo), onde o sistema começa a ser implementado logo no início do projeto e vai ganhando novas funcionalidades ao longo do tempo.

Valores do XP
Baseia-se em cinco valores fundamentais:
Feedback;
Comunicação;
Simplicidade;
Coragem;
Respeito.

Feedback
Quando o cliente aprende com o sistema que utiliza e re-avalia as suas necessidades, ele gera feedback para a equipe de desenvolvimento.

Comunicação
A comunicação entre o cliente e a equipe permite que todos os detalhes do projeto sejam tratados com a atenção e a agilidade que merecem. É criado um vocabulário que o cliente possa usar, entender e discutir.

Simplicidade
É necessário que a equipe compreenda e utilize o valor da simplicidade, que nos ensina a implementar apenas aquilo que é suficiente para atender a cada necessidade do cliente.

Coragem
A equipe precisa ser corajosa e acreditar que, utilizando as práticas e valores do XP, será capaz de fazer o software evoluir com segurança e agilidade.

Respeito
Saber ouvir e entender os outros (membros da

Relacionados