XAVIER ZUBIRI E A NOVA CONCEPCAO DO PROCESSO INTELECTIVO

3554 palavras 15 páginas
A CONCEPÇÃO DO PROCESSO INTELECTIVO EM XAVIER ZUBIRI

Georgete de Fátima Campanharo*

INTRODUÇÃO
O filósofo Xavier Zubiri nasceu em 4 de dezembro de 1898 em San Sebastián, onde cursou o primeiro e segundo graus na Escola dos Irmãos Maristas. Aos 17 anos, ingressou no Seminário de Madri, onde conheceu o pensamento escolástico através do professor Juan Zaragüeta. Em 1920, licenciou-se em filosofia na Universidade de Lovaina. No mesmo ano, doutorou-se em teologia na Universidade Gregoriana de Roma e no ano seguinte doutorou-se em filosofia pela Universidade Central de Madri, com uma tese sobre Husserl, Ensayo de una teoría fenomenológica del juicio, sendo orientado por Jose Ortega y Gasset, a quem conhecera em 1919. No ano de 1926, ganhou a cátedra de Filosofia na Universidade madrilenha.

Entre 1928 e 1930, uma bolsa de estudos o levou a Friburgo, onde estudou com Husserl e Heidegger, e a Berlim, onde participou de cursos de Nicolai Hartmann, além de Einstein, Schrödinger, Max Planck e Werner Jaeger.
Entre 1931 e 1935, exerceu a cátedra em Madri. Em Berlim, conheceu também Carmen Castro, mas se casaram em Roma em 1936, mesma cidade onde Zubiri estudou línguas do antigo oriente e onde se exilou durante a guerra civil espanhola (1936), permanecendo vigiado pela embaixada franquista.
Mudou-se com a esposa para Paris, onde trabalhou com Luis de Broglie no campo da física e com Benveniste, no da filologia. Conheceu também a Jacques Maritain.
Ao fim da guerra civil, voltou à Espanha e aceitou a cátedra de filosofia na Universidade de Barcelona entre 1940 e 1942, quando se demitiu.
Até o ano de 1944, a caminhada filosófica de Zubiri é conhecida como etapa fenomenológica e é retratada no livro Naturaleza, Historia, Dios (NHD), uma recompilação de artigos e ensaios que já apontavam alguns dos temas como o da inteligência e Deus, que seriam de maneira original desenvolvidos por ele.
Zubiri afirmou, no prólogo à tradução em língua inglesa de NHD, que a partir

Relacionados

  • Simulado
    63479 palavras | 254 páginas
  • nenhum
    98809 palavras | 396 páginas
  • Enciclop Dia De Filosofia
    117757 palavras | 472 páginas