Wundt

Páginas: 4 (833 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
ADMINISTRAÇÃO 1ª – 2/2013
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL JAIME BEZERRA DO MONTE
JAMILLE COSTA STEFFENS MATRICULA: 1846



Resenha: Capitulo 4, WUNDT E A PSICOLOGIA GERMANICA.Os estudantes norte-americanos sempre viram as universidades europeias como um meio de aprofundar sua formação. No século XIX a Alemanha era um local especialmente atraente para os acadêmicos.As circunstancias da Alemanha do século XIX foram especialmente propicias ao desenvolvimento de uma abordagem nova e mais científica da psicologia. Neste século as universidades cultivaram umafilosofia da educação característica, conhecida como Wissenchaft. Tratava-se de uma abordagem que ressaltava a pesquisa acadêmica e a liberdade no ensino, permitindo aos professores dedicar-se aos seusinteresses e trabalhar sem medo da censura. Para que os alunos recebessem um diploma, precisavam ser aprovados em exames especiais e defender uma tese, não apenas conclui um determinado curriculum.Atualmente chamado de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ou o famoso TCC. Enquanto Wundt foi professor titular, cerca de 35 alunos norte-americanos concluíram teses de doutorado sob sua supervisão.

Apsicofísica teve origem na pesquisa sensória de Ernst Weber e foi definida claramente pelo enigmático Gustav Fechner.
Weber passou a maior parte da sua carreira acadêmica na universidade de Leipzig, primeirocomo aluno, depois entre 1818 a 1871 como professor de anatomia e fisiologia.
Depois do mapeamento da sensibilidade relativa de vários locais da pele que teve como uso uma técnica na qual tocava apele com um dispositivo simples, provido de duas pontas e parecido com um compasso de desenho, Weber passa a ter interesse pelo sentido muscular, que hoje chamaríamos de cinestesia.
A meta de Webercomo fisiólogo era entender a natureza dos sentidos táteis e musculares e para isso ele usou métodos que viriam a ser conhecidos como psicofísicos. Porém, seu colega de universidade Gustav Fechner...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Wundt
  • Wundt
  • Wundt
  • Wundt
  • Wundt
  • wundt
  • Wundt
  • wundt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!