wsdcsf

868 palavras 4 páginas
Podemos perceber que hoje se encontra fácil outra visão de Idade Média mesmo ela tendo recebido uma divulgação que saía do meio acadêmico, ou seja, pela mídia, filmes entre outros. É necessário ver o que herdou desta época. De acordo com Hilário Franco, existe uma intuição de Idade Média como a matriz da civilização ocidental cristã. E de forma que ainda se hesita admitir que estruturas modernas fossem medievais.
As especificações “modernas” são apenas relativamente diferentes das “medievais”, porém num período de cem anos, mudanças aconteceram tãaaaaao rápido que se tornou espantosa para os contemporâneos da época. Houve quatro movimentos que marcaram o inicio da Modernidade:
- Renascimento: Individualismo, racionalismo, empirismo, neoplatonismo e humanismo são as características essenciais do movimento. Foi a redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica;
- Protestantismo: Ramo do cristianismo como se fosse uma reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo. Chegou a ser considerada somente mais uma opção, mas acompanhou e atendeu às necessidades durante as mudanças socioculturais desde os últimos tempos da Idade Média.
- Descobrimentos: Época de navegações marítimas pioneira. Se baseou no medievalismo com técnicas náuticas (construção naval, bússola, mapas), na motivação (trigo, ouro, evangelização) e nas metas (Índias, Império de Preste João).
- Centralização Política: Era o desfecho ideal para os monarcas medievais pelo fato de o estado moderno ter controle de todo país, poder de tributação e poder de força.
Hilário Franco Júnior aponta que, de forma generalizada, pode-se arriscar dizer que “aquilo que não se fez na Idade Média não se poderia fazer na Idade Moderna”. Isso se dá pelo fato que a Idade Média produzia e a Idade Moderna desenvolvia, ou seja, expandia, se baseando no chamado Antigo Regime, ainda é essencialmente a Idade Média por ter raízes dos séculos anteriores. Em vários aspectos, no século

Relacionados