Wilhel Reich

1877 palavras 8 páginas
Biografia

Wilhelm Reich nasceu em 24 de março de 1897 na Áustria. Filho de um agricultor que gerenciava uma fazenda na qual Reich foi criado.
Em 1918, com o fim da 1ª Guerra Mundial, Reich entra para o curso de Medicina na Universidade de Viena. Lá, tem seus primeiros contatos com o trabalho de Sigmund Freud; eles se conheceram em 1919.
Em 1920, torna-se, aos 23 anos, membro da Sociedade Psicanalítica Vienense – naquela época dirigida pelo professor Sigmund Freud.
Em 1921, casa-se com Annie Pink, também psicanalista, com quem teve duas filhas: Eva e Lore.
Quando a Clínica Psicanalítica do professor Freud, em Viena, inicia suas atividades, no ano de 1922, Reich torna-se seu assistente clínico, até que em 1928 tornar-se diretor do Instituto.
Em 1930, ao mudar-se de Viena para Berlim, uniu-se ao Partido Comunista Alemão. Seus escritos sobre as bases psicológicas do fascismo o tornam, tanto na visão dos comunistas como na dos nazistas, um homem perigoso.
Em 1931 Reich funda a Sexpol (Associação Para Uma Política Sexual Proletária) e a Sexpol-Verlag, uma editora independente com a função de publicar obras escritas fora de qualquer pressão ou censura, com o objetivo de unir as descobertas iniciais de Freud a uma prática revolucionária. Porém, tal iniciativa incomodava o Partido Comunista (poder vigente). Foi quando Hitler assume o poder, e todas as publicações de Reich sobre o assunto são recolhidas das bibliotecas e livrarias, e sua venda torna-se proibida.
Em 1932, separa-se de Annie para casar-se com Elsa Lindenberg.
Em 1939 muda-se para os Estados Unidos, onde conhece sua terceira mulher, Ilse Ollendorf, com que tem um filho, Peter.
Em 1942, compra cerca de 180 acres de terra em Maine, no Condado de Franklin, onde organiza o centro de estudo da Orgonomia, ciência do orgone ou da energia vital, que havia descoberto. Dá a esta propriedade o nome de Orgonon, um local para trabalhar e residir.
Em 1954, Reich é acusado pela FDA (Food and Administration)

Relacionados

  • TEATRO
    2106 palavras | 9 páginas
  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas