ANTROPOLOGIA SOCIAL

Páginas: 16 (3913 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2013
Disciplina: Geografia
Professor: Rodeval Marques A. Sousa

Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, ondeo conhecimento das técnicas é repassado através de gerações.
Tipos de sistema e uso de terra
A agricultura é um conjunto de técnicas que o homem criou para produzir mais. Podemos dividir esse sistema em duas partes:
Da zona temperada: Realiza a rotação de 3 em 3 anos dos cultivos, o que traz um uso intensivo da terra, pois não existem espaços ociosos durante o ano. É característico daagricultura na Europa, EUA e Canadá.
Da zona tropical
é um cultivo com queimadas, no qual a colheita é realizada durante alguns anos apenas, pois o solo não apresenta mais fertilidade. É chamada de agricultura itinerante e extensiva, e caracteriza-se pelos baixos rendimentos, pela rotação de terras e pela baixa densidade demográfica rural. É encontrada nos países tropicais que sofreram a implantaçãoda plantation em seu período colonial, com monocultura em latifúndios, mão-de-obra barata e objetos exploratórios de coco.
Os objetivos da agricultura
Pode-se classificar a agricultura de acordo com a sua finalidade:
Agricultura de subsistência: a produção destina-se ao consumo do próprio produtor.
1. Agricultura comercial: é destinada à venda, portanto quem define a produção é o mercadoconsumidor.
2. Agricultura especulativa: organizada para a exportação, não se relaciona com os interesses da economia e da sociedade local. (ex.: a plantation).
3. Agricultura coletivista: organizada segundo as necessidades sociais do país onde é praticada, não se volta para o mercado externo, a procura de lucros. (ex.: Kibutzim em Israel, fazendas estatais com trabalho comunitário, elevados níveisde integração social e finalidade de defesa militar).
4. Agricultura científica: característica da agricultura moderna. É amplamente usada nos países ricos, ou desenvolvidos.

Agronegócio
É toda relação comercial e industrial envolvendo a  cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com acriação de animais.
Ciclo do agronegócio
Agronegócio (também chamado de agrobusiness) é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico.
Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de "dentro da porteira", que representam os produtores rurais, sejam elespequenos, médios ou grandes, constituídos na forma de pessoas físicas (fazendeiros ou camponeses) ou de pessoas jurídicas (empresas).
Na segunda parte, os negócios à montante da agropecuária, ou da "pré-porteira", representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo os fabricantes de fertilizantes, defensivos químicos, equipamentos.
E na terceiraparte estão os negócios à jusante dos negócios agropecuários, ou de "pós-porteira", onde estão a compra, transporte, beneficiamento e venda dos produtos agropecuários até o consumidor final. Enquadram-se nesta definição os frigoríficos, as indústrias têxteis e calçadistas, empacotadores, supermercados, distribuidores de alimentos.
Insumos
Insumo é a combinação de fatores de produção diretos(matérias-primas) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), e que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços.
Produção
A produção é o trabalho do agropecuarista por meio do cultivo do solo e/ou criação de animais, independentemente do tamanho da área ou método utilizado.
Importante passo para o êxito do processo é a utilização de técnicas modernas, preferencialmente com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que Antropologia Social?
  • antropologia social
  • Antropologia Social
  • Antropologia social
  • ANTROPOLOGIA SOCIAL
  • Antropologia social
  • Antropologia social
  • antropologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!