Whstvf kgrbuukdf

2930 palavras 12 páginas
Super 158 novembro 2000
Alimentos TransgênicosComida FrankensteinApontados como vilões pelos ecologistas e como salvação da pátria pelos cientistas, os alimentos transgênicos estão mudando as regras do jogo na lavoura, na cozinha e na Medicina por Jomar Morais / Com Reportagem de Mariana Mello OGM. Se você ainda não se deu conta da importância dessas três letras em sua vida, é bom acordar. Siglas como WWW e Wap, que simbolizam as transformações radicais promovidas pela computação e pelas telecomunicações em nosso dia-a-dia, vieram para ficar. Mas acredite: OGM, as iniciais que abrem esta reportagem, têm um poder de mexer com a sua vida muito maior do que elas. Para o bem ou para o mal.
OGM quer dizer Organismo Geneticamente Modificado. Ou, simplesmente, transgênico. Trocando em miúdos, trata-se de um ser vivo cuja estrutura genética – a parte da célula onde está armazenado o código da vida – foi alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo a atribuir ao receptor características não programadas pela natureza. Uma planta que produz uma toxina antes só encontrada numa bactéria. Um microorganismo capaz de processar insulina humana. Um grão acrescido de vitaminas e sais minerais que sua espécie não possuía. Tudo isso é OGM.
Ainda que timidamente, os transgênicos já fazem parte do nosso cotidiano. Lembra aquela caixa de cereais Shake Diet que você comprou pensando em perder alguns quilinhos? Pois é. Entre outros ingredientes, havia lá dentro o farelo da soja Roundup Ready, um cereal desenvolvido para tolerar altas doses de um herbicida que leva o mesmo nome e é produzido pela mesma empresa, a americana Monsanto. E aquela lata de Nestogeno com soja que você comprou para o seu filho? Segundo um exame realizado pelo laboratório suíço Interlabor Belp AG, ali também havia o grão modificado pelos geneticistas.
Está em curso uma celeuma mundial sobre os transgênicos, alimentada pelo que já se sabe sobre a novidade e, principalmente, por seu lado

Relacionados