Welfare State

Páginas: 8 (1848 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015
Gosta Esping-Andersen (1991) explica a origem e desenvolvimento do welfare state. A variável independente usada é o poder político da classe trabalhadora. As variáveis explicativas são a natureza da mobilização de classe, especialmente de trabalhadores, como os tipos e grau de organizações sindicais, a quantidade de cadeiras parlamentares de partidos socialistas, o tempo de controle socialistado gabinete; as estruturas das coalizões políticas de classe, como os tipos de alianças e o grau de unidade política dos partidos não socialistas; e o legado histórico de institucionalização do regime, em especial a incorporação da classe média. As diferentes combinações dessas variáveis originam três diferentes regimes de welfare state: social-democrata ou universalista, conservador oucorporativo, e liberal.
O argumento do autor é de que nos regimes social-democratas ou universalistas, há solidariedade entre as classes e na nação, os movimentos trabalhistas são fortes e expressavam poder político através de partidos políticos, que ficaram tempo considerável no poder, pressionando por políticas sociais e estabeleceram um sistema de proteção social abrangente, universal e com direitosgarantidos.
Nos regimes liberais, os movimentos trabalhistas são fracos e o welfare state se configurou como políticas de assistência social limitadas, que reforçam a necessidade do trabalhador vender sua força de trabalho.
Nos regimes conservadores ou corporativos, os Estados eram geralmente absolutistas e as políticas sociais foram de iniciativa estatal e foram costruídas com influência da Igrejae de outras forças conservadoras para conter o avanço do socialismo e do capitalismo. Havia diferenças na distribuição de contribuições e benefícios, servidores tinham maiores privilégios.
Marta Arretche (1995) apresenta conjuntos teorias explicativas sobre a origem e desenvolvimento do welfare state, sendo de ordem política ou econômica.
1. A primeira teoria, de ordem econômica, é de que “owelfare state é um desdobramento necessário das mudanças postas em marcha pela industrialização das sociedades” (ARRETCHE, 1995, p. 6). A variável independente são os efeitos da industrialização das sociedades. Os autores citados nessa teoria são Wilensky, Titmuss e Marshall. Concordam que o processo de industrialização teve impactos sobre as formas de intervenção e atuação do Estado.
Wilenskyapresenta como variáveis independentes indicadores econômicos e sociais e variável dependente o indicador volume de gasto em programas socias. O autor defende que a industrialização gera mudanças sociais e demográficas, como mudanças na distribuição de poder, na estrutura da população, na estratificação social e de renda, e dos mecanismos de socialização. Essas mudanças criaram a demanda por serviçosde welfare state. Wilensky coloca, entretanto, que o crescimento industrial gera os problemas com os quais os serviços sociais lidam, mas é necessário para produzir o excedente que os financia.
O autor argumenta que os fatores para a expansão dos programas sociais são de ordem estrutural. As variáveis “proporção de velhos na população”, “idade da população” e “idade dos sistemas” possuem fortecorrelação com o desenvolvimento do welfare state, enquanto o sistema político apresenta fraca correlação.
Titmuss defende que os programas de welfare state se originam como resposta às necessidades que a industrialização e a consequente especialização crescente da produção criaram. O desenvolvimento dos programas sociais é o resultado das modificações e ampliações dessas necessidades.
Marshallargumenta que o surgimento das políticas sociais está no impulso que a industrialização do século XX deu às sociedades. O desenvolvimento do welfare state foi um processo evolutivo natural sobre o qual os atores sociais não tem controle.
2. A segunda teoria apresentada por Arretche, de ordem também econômica, é de que o “welfare state é uma resposta às necessidades de acumulação e legitimação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Welfare State
  • welfare state
  • WELFARE STATE
  • Welfare State
  • O WELFARE STATE
  • welfare state
  • Welfare state
  • Welfare state

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!