Wallon

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
HENRI WALLON - Apresentado por Isabel Galvão


Vale ler dados biográficos sobre ele pois sua vida foi muito interessante e ajuda a compreendermos o contexto que o motivou a construir sua teoria.


Sua teoria é a PSICOGENESE DA PESSOA, isto é, estudar a gênese dos processos que constituem o psiquismo humano.

gênese
gê.ne.se2
sf (lat genese, gr génesis) 1 Geração. 2 Origem e formaçãodos seres organizados. 3 Desenvolvimento gradual de um ser, de uma idéia, de uma instituição, de um tipo. sm Primeiro livro do Antigo Testamento, escrito por Moisés, em que se descreve a criação e os primeiros tempos do mundo. Var: gênesis.

Centrou seus estudos nas fases iniciais da criança, através da observação das crianças.

A intenção é compreender como vai se imbricando a complexidade decampos e fatores que constituem o psiquismo humano, tendo ressalvado que ele limitou seus estudos ao campo da consciência.

No sentido de observar a criança de modo integrado ele delimita 4 campos, chamados CAMPOS FUNCIONAIS.

1. O MOVIMENTO: é o primeiro sinal de vida psíquica da criança ao nascer e é a dimensão que vai permear todas as idades e todos os demais campos.
Wallondiscrimina 2 dimensões do movimento:
a) DIMENSAO EXPRESSIVA: o movimento que não significa deslocamento. É a expressão, que esta na base das emoções.
b) DIMENSAO INSTRUMENTAL: o movimento de ação direta sobre o meio físico, o meio concreto.

2. AS EMOCOES: as primeiras manifestações afetivas que estão presentes na criança. São fatores fundamentais de interação da criança com o meioonde ela esta inserida.

3. A INTELIGENCIA: Inteligência discursiva. É a inteligência que se expressa e se constitui por meio da linguagem, da fala.

4. PESSOAS: aquilo que articula todos os demais, mas também é um campo diferente. Wallon vai mostrar como ao longo do desenvolvimento, vai se construindo para cada sujeito a noção do EU, diferente do outro, a consciência de si mesmo.A relação entre esses 4 campos funcionais nem sempre é de harmonia. É uma relação marcada pelo conflito, pelo antagonismo, embora esses campos sejam inseparáveis uns dos outros.

Alem de tentar ver a criança de forma integrada, ele busca enfocá-la de modo contextualizado, ou seja, a pessoa inserida em seus meios de atuação. A atitude teórica de Wallon é sempre procurar compreender o sentidode uma conduta em função dos contextos nos quais essa conduta esta inserida.


SER E VIR A SER.
Wallon olha a infância ao mesmo tempo como um estado provisório, uma fase de preparação para a vida adulta, mas também como uma fase que tem um sentido em si própria.

É difícil articular essas dimensões mas Wallon o fez. Por isso, so se justificar as praticas pelo futuro (vir a ser) não sesustenta pois temos que olhar a criança também no que ela é hoje, nas suas demandas atuais, não so como um ser inacabado. Devemos sempre articular essas 2 dimensões.

HISTORIA.
Mas é evidente que a escola também não pode anular uma terceira dimensão temporal que é a HISTORIA da criança, isto é, trabalhar a criança como o que ela é hoje, com perspectivas de devir, mas, ao mesmo tempo, sabendo quecada criança tem uma historia peculiar, única. Nenhuma criança chega a escola como “tabula rasa”, cada uma chega com uma bagagem, um repertorio que é o ponto de partia. E a escola tem que buscar se articular com essa dimensão.
DESAFIO: é a escola tentar articular esses 3 tempos: a historia da criança, suas demais atuais (ser) e as perspectivas (vir a ser).

AS EMOCOES . Quando ele serefere as emoções, esta se referindo a um tipo especifico de manifestação afetiva. As emoções se inserem num campo maior, que é a AFETIVIDADE. Emoções são manifestações afetivas que e expressam, isto é, que são visíveis para o outro e que são mais claramente identificáveis pelo próprio sujeito e que tem uma variabilidade intensa e que , com freqüência, vem acompanhadas de variações no próprio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Wallon
  • Wallon
  • Wallon
  • WALLON
  • Wallon
  • Wallon
  • Wallon
  • wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!