Empreendedorismo

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Escola Secundária de Peniche
Curso Profissional de Técnico de Auxiliar de Saúde

2012/2013

1-Caracterize cada um dos tipos de Empreendedorismo referidos no texto.
O empreendedor corporativo (intra-empreendedor ou empreendedor interno),o empreendedor de negócios (que cria novos negócios/empresas) e o empreendedor social (que cria empreendimentos com missãosocial),são pessoas que se destacam onde quer que trabalhem. Na sua forma de ser, aprender, portanto, podem ser compreendidas e adquiridas pelas pessoas.
O empreendedorismo corporativo pode ser definido como sendo um processo de identificação, desenvolvimento, captura e implementação de novas oportunidades de negócios, dentro de uma empresa existente.
É o processo pelo qual um individuo ou um grupo deindivíduos, associados a uma organização existente, criam uma organização ou instigam a renovação e inovação dentro da organização existente.
É o processo pelo qual um individuo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existentes. A renovação estratégica refere-se aos esforços empreendedores da organização que resultam um significativas mudanças no negócio ou na estruturacorporativa, bem como em sua estratégia. É a soma da inovação que a organização pratica e desenvolve; de sua renovação; e dos esforços para implementação de novos negócios.
O processo de empreendedorismo social exige principalmente o redesenho de relações entre a comunidade, governo e setor privado, com base no modelo de parcerias. O resultado final desejado é a promoção da qualidade de vida social,cultural, económica e ambiental sob a ótica da sustentabilidade.
O processo de empreendedorismo social tem inicia como uma “ideia” associada a um ou mais problemas sociais relevantes. A sua força e criatividade estão no “impacto social”- na sua capacidade de gerar soluções eficientes e eficazes para os problemas identificados.
No empreendedorismo de negócios são claros os desafios – a competitividadedo negócio; a procura dos diferenciais competitivos; de vencer a concorrência; conquistar clientes; alcançar a lucratividade e a produtividade necessária à manutenção do empreendedorismo.

2- Caracterize o contexto económico e social em que se assistiu à emergência das empresas sociais.
O contexto económico e social que assistiu á emergência das empresas sociais foi a crise económica e social.3-Distinga Empreendedorismo social do Empreendedorismo propriamente dito.

O empreendedorismo social é um misto de ciência e arte, racionalidade e intuição, e ideia e visão, sensibilidade social e pragmatismo responsável, utopia e realidade, força inovadora e praticidade. O empreendedor social subordina o económico ao humano, o individual ao coletivo e carrega consigo um grande “sonho detransformação da realidade atual”.
O processo empreendedor pode ser aplicado sem perda conceitual a todos os tipos de empreendedor, pois a oportunidade, os recursos e a equipe empreendedora são aspetos-chave, independentemente do tipo da organização.
Empreendedor em organização já estabelecida pode ser até mais difícil do que iniciar uma nova empresa sem vínculo corporativo, pois existem regras aserem seguidas, s burocracia pode ser um fator limitante e o controle normalmente não está nas mãos do empreendedor. Por outro lado, ao se iniciar um negócio novo, os recursos nem sempre estão presentes, a empresa não tem nome no mercado, a gestão dificilmente é profissionaliza, o que pode levar ao ceticismo.

4- Dê exemplos de Empreendedorismo Social.
A Missão Sorriso e a Cruz Vermelha,procuram ajudar as pessoas vulneráveis, sejam quem forem e onde quer que estejam, com o objetivo de proteger as suas vidas, saúde e dignidade.
Ambas as instituições trabalham com pessoas, prestam todos os serviços necessários à comunidade ajudando sempre os mais necessitados mas nunca com o intuito de receber algo em troca.
Estes serviços têm milhares de voluntários que oferecem o seu tempo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!