Wallon

Páginas: 3 (651 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
Resumo: Wallon

Wallon, nascido na França, graduou-se em medicina , Filosofia e Psicologia, aliando a vida acadêmica à política através de uma forte produção intelectual, influenciando por seuavô Francês em destaque. Ao buscar compreender o ser humano Wallon se dedicou a criança pois acreditava que através dela podia conhecer a gênese dos processos psíquicos e conduziu seus estudos emvolta da inteligência e no desenvolvimento da criança nas suas dimensões afetivas, cognitivas e motoras.
Sua teoria representou uma revolução no ensino da época pois defendia que a escola tinha quepromover a formação integral do aluno, ou seja , uma formação afetiva, intelectual e social. Wallon destacou a importância das emoções no âmbito escolar pois não era de costume esse tipo de comportamento naescola. A construção teórica de Wallon busca compreender o adulto por meio da criança porque ele acreditava que a criança era seu ponto de partida para descobrir suas funções e sua genética . Meraniquando estudou as contribuições de Wallon observou que representou uma grande possibilidade de um novo olhar para a psicologia e para a pedagogia com essa abordagem avalia-se as necessidades da pessoacomo um todo, a partir desses fundamentos esuas idéias que concluí quatro elementos básicos que se interliga o tempo todo: afetividade, o movimento ( dimensão motora), a inteligência ( dimensãocognitiva) formação do eu como pessoa.
Wallon defende que as dimensões entre a afetividade e a cognitiva não se separa mas constituem-se mutuamente presente sempre nas atividades desenvolvidas. Wallonacreditava que o simples fato da criança ler um livro isso já ampliava o conhecimento e que a criança se identificava com os personagens, fatos, aguçando sua afetividade.Em todo tempo o desenvolvimentoda pessoa ocorrem momentos em que predomina o afetivo, entre o cognitivo de maneira integrada.O afeto e a inteligência sempre caminham juntas mas isso pode criar situações de dificuldade na sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Wallon
  • Wallon
  • Wallon
  • WALLON
  • Wallon
  • Wallon
  • wallon
  • wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!