Volumetria acido-base

Páginas: 3 (705 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2013

O KAl(SO4)2.12H2O, sulfato duplo de alumínio e potássio é um alúmen.
Alúmens são compostos iônicos que cristalizam a partir de soluções que contem o íon sulfato, um cátion trivalente,normalmente Al3+, Cr3+ ou Fe3+, e um cátion monovalente, geralmente K+, Na+ ou NH4+. O alúmen de alumínio e potássio é utilizado como “mordente” em tinturaria, na indústria de beneficiamento do couro,aglomerante para gesso, cosméticos, etc..
O Sulfato duplo de alumínio e potássio é considerado um sal duplo e encontra-se disponível na natureza na forma do mineral denominado Calinita. Podemos obter estecomposto, na forma de cristais, quando se misturam duas soluções aquosas, quentes, de sulfato de alumínio (Al2 (SO4)3) e de sulfato de potássio (K2SO4) e resfria-se a solução resultante.
Deve-sedistinguir em solução entre um sal duplo e um íon complexo, que são espécies estudadas em Química Inorgânica. Por exemplo, utilizando KAl(SO4)2.12H2O, podemos demonstrar, através de análises, que ao serdissolvido em água o sal duplo libera os seus constituintes (K+(aq), Al3+(aq) e SO42-(aq)), enquanto que um íon complexo,por exemplo, ([Cu(NH3)4]2+(aq) na reação a seguir) mantém sua identidadequímica em solução:

KAl(SO4)2.12H2O + água →solução com íons K+(aq) , Al3+(aq) e SO42-(aq)

[Cu(NH3)4]SO4 + água → solução com íons [Cu(NH3)4]2+(aq) + SO42-(aq)

Nesta experiência de síntese dosulfato duplo de alumínio e potássio, a partir de reações ácido – base e de uma reação redox, serão utilizadas latas de refrigerantes ou de cerveja como fonte do alumínio, o que constitui um exemplo dereciclagem desse metal. O metal alumínio reage muito pouco com soluções ácidas diluídas, pois a superfície do metal normalmente fica protegida por uma camada de óxido de alumínio (Al2O3), que éanfôtero. Por outro lado, soluções alcalinas dissolvem essa camada de óxido, atacando em seguida o metal, e como produto forma-se o ânion [Al (OH)4]-(aq), com liberação de gás hidrogênio (H2(g)). Quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Volumetria Ácido-Base
  • volumetria de acido base
  • VOLUMETRIA DE ÁCIDOS E BASES
  • relatório volumetria ácido / base
  • Relatório : Volumetria Ácido-Base
  • Volumetria ácido base
  • Volumetria de neutralização (Ácido – base)
  • Volumetria acido base

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!