VMI - Vendor Managed Inventor

Páginas: 8 (1849 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013



MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL



trabalho
vmi - Vendor Managed Inventor
Estoque Gerenciado pelo Fornecedor


Matéria
LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO


Professor
VICTOR BATISTA DOS SANTOS


Turma
Nº. 01618


Componentes:








2011


Introdução:
O varejo vive atualmente um período de transição baseado na produção em massa com o foco no cliente. Istoé, quem tem como entregar produtos com maior rapidez, no lugar certo e com o menor custo se diferencia dos players que não conseguem atender e se adequar às novas regras do consumo.
Porém, todos os modelos de negócio compartilham um fator: a necessidade de excelência operacional na cadeia de suprimento. Essa excelência garante uma variedade de produtos no ponto de venda a um custo operacionalmínimo e que, para isso, precisa estar embasada em três pilares: pessoas, processos e dados.
Para se chegar ao “sucesso operacional” é necessário integrar em toda a empresa processos que prevejam as demandas de estoque e compras simulando o fluxo de materiais em toda a cadeia de produção como: níveis de estoque, entradas e saídas nos PDV ́s e CD ́s, distribuição, agregando decisões, custos ereceitas no período apropriado.
No cenário atual contamos com diversos fatores que favorecem as empresas a repensarem suas operações por conta da alta competitividade e da dinâmica do mercado. (Que fatores são esses?) São ferramentas de logísticas que auxiliam na administração apropriada dos estoques, porém caberá a empresa escolher qual tecnologia se adequa melhor a sua realidade.
A logísticaempresarial está associada diretamente ao fato de uma organização relacionar-se com o cliente interagindo de forma eficiente com a cadeia produtiva para conquistar o seu verdadeiro objetivo final que é estar competitivamente atuando no mercado.
Para obter essa vantagem competitiva, as empresas estão recorrendo a vários softwares disponíveis hoje no mercado, buscando automatizar seu processo produtivoutilizando algumas tecnologias do tipo: Electronic Data Interchange (EDI), o Warehouse Management System (WMS), tecnologia de código de barras e o Vendor Managed Inventor (VMI).
A evolução, desde então, se deu pelo crescente interesse de obtenção de lucro como consequência da redução de custos de transporte, localização e estocagem de produtos.
Apesar disso, ainda há algumas barreiras a seremsuperadas para o maior crescimento do mercado de Supply Chain Management (SCM).  Entre elas estão a falta de confiança nos fornecedores nesse tipo de solução, os altos custos de sua implementação e a falta de um claro entendimento sobre os benefícios dessa ferramenta. Aliado a isso ainda temos o medo por parte dos clientes em compartilhar suas informações de clientes com fornecedores e parceiros. Oque evidencia um problema cultural a ser superado.

O VMI - Vendor Managed Inventory - ou Estoque Gerenciado pelo Fornecedor - é uma das muitas ferramentas importantes para a cadeia de suprimentos que pretende ou já trabalha com o Just-in-Time. Trata-se de um esquema de reposição de estoques em que o cliente (varejo) não precisa controlar as quantidades disponíveis e nem fazer pedidos. Estaresponsabilidade passa a ser do vendedor (fornecedor) que tem acesso em tempo real ao nível de estoques em seus clientes e decide quando e quanto enviar para cada um deles.
O principal objetivo desta técnica é fazer com que o seu fornecedor, através de um sistema, verifique a sua real necessidade de produto, no momento certo e na quantidade certa.
Com o auxilio desta tecnologia o cliente (varejo)ganha em economia, pois não precisa mais alocar pessoas, tecnologia e tempo para gerir o estoque dos seus produtos. O nível de detalhamento desta ferramenta é tanto que, detectada a demanda de produto acabado, o próprio software se encarrega de traçar planos para a produção, planejamento de abastecimento e distribuição para os depósitos

ESTUDO DE CASO:
O VMI vem sendo usado e aperfeiçoado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • VMI
  • vmi vendor
  • VENDOR MANAGED INVENTORY
  • Vendor managed inventory
  • vendor
  • inventor
  • VMI
  • inventores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!