VITAMINA A

Páginas: 11 (2668 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
CURSO: NUTRIÇÃO III SEMESTRE








VITAMINA A








JUAZEIRO DO NORTE – CE
Maio/2014
1 INTRODUÇÃO

As vitaminas são micronutrientes essenciais na dieta. Seu consumo deve ser em pequenas quantidades para as funções metabólicas normais do organismo. Sua classificação é definida de acordo com sua solubilidade em gordura ou em água. Nas vitaminas lipossolúveis, solúveisem gordura, estão as vitaminas A, D, E e K, as hidrossolúveis, solúveis em água, incluem as vitaminas C, B1, B2, niacina, B6, B12, ácido fólico, biotina e ácido pantotêtico.
No presente trabalho será discutido sobre a vitamina A, que está classificada como vitamina lipossolúvel, ou seja, são solúveis em gordura, por isso para que haja uma correta absorção é preciso que ocorra uma adequadadigestão e absorção dos lipídios da dieta. É necessária a presença de enzimas pancreáticas e sais biliares, integridade anatômica e funcional da mucosa do intestino delgado e o livre trânsito dos nutrientes do enterócito para a linfa e pelo sangue.
Estudos mais recentes vêm mostrando que a Vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados aalgumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, mediante o uso de mega doses, por exemplo, uma vez que, em excesso, ela também é prejudicial ao organismo.
Foi a primeira a ser descoberta, desempenha um papel na visão, como grupo proteico das proteínas sensíveis á luz na retina. Tem um importante papel na regulação da expressão gênica e na diferenciação tecidual. Sua deficiênciarepresenta um importante problema de saúde publica em grandes áreas do mundo, e a prevenção à deficiência dessa vitamina é uma das três prioridades de micronutrientes da Organização Mundial da Saúde (OMS), os outros dois são o ferro e o iodo, por isso foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com apoio dos Estados, o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, que busca reduzir e erradicar adeficiência nutricional de vitamina A em crianças de seis a cinquenta e nove meses de idade e mulheres no pós - parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes em regiões consideradas de risco.
Será dada ênfase ao programa de suplementação para que seja possível conhecer quais são os objetivos específicos do programa e como é feito a triagem de vacinação e quais as ações de controle dahipovitaminose, por exemplo, não deixando de esclarecer seu metabolismo, parte de maior interesse no nosso estudo.



2 DESENVOLVIMENTO

a. SOBRE O PROGRAMA
O programa garante a eliminação da deficiência da vitamina A como um problema de saúde publica em áreas de risco no Brasil, assegura a suplementação com doses maciças de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idades e puérperas no pós –parto imediato (antes da alta hospitalar), residentes nas áreas de risco, contribui para o conhecimento das famílias residentes em áreas de risco sobre a deficiência de vitamina A, incentivando o aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina A e estabelece um sistema de monitoramento que permita a avaliação do processo e impacto da suplementação. Todas essas garantias ocorre por meio demedidas de prevenção que são:
1. Promoção do aleitamento materno exclusivo até o 6º mês e complementar até 2 anos de idade, pelo menos; 2. Garantia da suplementação periódica e regular das crianças de 6 a 59 meses de idade, com doses maciças de vitamina A distribuídas pelo Ministério da Saúde; 3. Garantia da suplementação com mega doses de vitamina A para puérperas no pós - parto imediato, antes daalta hospitalar e; 4. Promoção da alimentação saudável, assegurando informações para incentivar o consumo de alimentos ricos em vitamina A pela população.

b. ADMINISTRAÇÃO DE SUPLEMENTOS DE VITAMINA A

Passo 1: triagem
A partir dos 6 meses, todas as crianças até 59 meses de idade que residam em área de risco da deficiência, devem receber doses de vitamina A nos contatos com os serviços de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • Vitaminas
  • vitaminas
  • vitaminas
  • vitaminas
  • vitaminas
  • VITAMINAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!