VISÃO CRÍTICA SOBRE AS DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA ÀREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

535 palavras 3 páginas
VISÃO CRÍTICA SOBRE AS DIFERENTES ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA ÀREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

RESUMO:

Nos dias atuais e com a pluralidade de ciências e de objetos de conhecimento torna-se complexo seu entendimento, entretanto o que não se pode esquecer são as exigências como: Verificabilidade e Objetividade para se tornar Cientificidade, contudo são todas as ciências que pensam dessa forma o que torna o assunto discutível.
É aceito, porém de forma geral as Ciências do real (separação de um grande conjunto de ciências) tem como fundamento a verdade ou a falsidade de seus enunciados buscando a experiência, isto é, observando de forma concreta o que acontece em cada experiência e provar o que foi afirmado anteriormente.

A abordagem empirista se define pela sentença essencial segundo o qual todo conhecimento sintético é realizado pela experiência, abarcando a visão da visão clássica empirista, o experimento deveria ser realizado a partir dos fenômenos observados. Ao mesmo tempo em que é necessário se valer da experiência, experimentação e da observação é necessário verificar a complexidade elevada por esse conceito, denominada “abordagem empirista”, pelo fato dessa abordagem ser fortemente exigida a realizar experiências inumeráveis quando o foco é chegar a um conhecimento do real máximo. Por esse e outros motivos essa abordagem vem sofrendo retaliações levando os defensores dessa abordagem correções constantes. Entendendo que essa discussão não se limita apenas a uma abordagem científica, sendo essencial uma postura crítica a respeito. O empirismo lógico contemporâneo se preocupa mais com a confirmação/resposta e acrescentando o postulado que não a uma certeza, sendo assim não pode ser considerada nem verdadeira nem falsa, a não ser que seja analítica ou contraditória, ou susceptível. Essa nova abordagem imputou valor a experiência especialmente na verificabilidade das proposições cientificas É necessário um método de

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas