visita

Páginas: 9 (2118 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
CAPÍTULO 8-CÂMARA DE COMBUSTÃO (72-40-00).

A câmara de combustão de um motor de turbina a gás esta localizada entre o compressor e a seção de turbina, sendo o local onde ocorrerá o processo de combustão, pois no seu interior haverá a formação e queima da mistura ar/combustível, com o ar comprimido sendo fornecido pelo compressor e o combustível pelo seusistema através dos seus componentes e tubulações.



Os gases resultantes da queima dessa mistura, sofrerão as seguintes transformações no interior da câmara de combustão:
A expansão - cada molécula de ar terá um grande acréscimo no seu volume.
A aceleração - os gases terão considerável aumento na sua velocidade.
O resfriamento - serámisturado aos gases uma grande quantidade de ar para baixar sua temperatura.
Para que uma câmara de combustão seja considerada aceitável ela deve possuir as seguintes características principais:
1- Permitir a queima da mistura ar/combustível com perda mínima de pressão, pois no motor a reação à queima é feita à pressão constante (ciclo Brayton).
2-Toda queima deveocorrer dentro da câmara, sem tendência ao deslocamento da chama.
3- Não pode haver tendência à extinção de chama, porque a ignição no motor a reação só ocorre durante o ciclo de partida.
4-Ter distribuição homogênea de temperatura para a seção de turbina e características satisfatórias para a partida.
Existem vários tipos de câmara atualmente em uso nosmotores de turbina a gás (caneca, anular, anular de fluxo reverso e canular), todavia qualquer que seja o seu tipo, ela é projetada de modo que, do total de ar a ela entregue, somente 25% participe da mistura e queima com o combustível (ar primário). Os 75% restantes serão usados na refrigeração, sendo conhecido como ar secundário, desse total parte será usado para o resfriamento da câmara decombustão e parte para o resfriamento dos gases.
As câmaras de combustão, independente do seu tipo, possuem os seguintes elementos básicos:

-camisa
-carcaça
-difusor
-orifícios primários (zona primária).
-orifícios secundários (zona de resfriamento).
-orifícios de ar de diluição.
-local de instalação dosqueimadores.
-local de instalação dos ignitores.





A camisa ou tubo de chamas é a câmara de combustão propriamente dita, pois no seu interior é que se realizam as fases funcionais do processo de adição de calor a corrente de ar, para sua expansão, aceleração e resfriamento.
A carcaça da câmara serve de suporte para a camisa e no espaço existente entre elas vaicircular ar secundário de refrigeração, dependendo do tipo de câmara, a sua carcaça pode ser a própria carcaça do motor.
O difusor terá a função de diminuir a velocidade axial do ar entregue pelo compressor a câmara de combustão para evitar a extinção da chama no queimador, alguns motores possuem, dependendo do tipo de câmara que usam, também a seção difusora que terá como odifusor essa mesma função.
Os orifícios primários se encontram na zona primária da câmara, aonde vai ocorre à mistura e queima do ar com o combustível pulverizado, fornecido pelos bicos injetores de combustível ou queimadores. Eles são assim chamados porque vão ancorar a chama após o cancelamento da ignição, como um queimador de um fogão a gás, parte do ar que penetra na zonaprimária, para se misturar ao combustível, passa através dos orifícios primários, que podem ser facilmente identificados na camisa, pois ficam próximos ao local de instalação dos queimadores.
Os orifícios secundários estão localizados na zona de resfriamento da câmara, é por eles que o ar secundário para resfriamento dos gases vai penetrar, isso é necessário porque os componentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visita
  • Visita
  • Visita
  • visita
  • Nossa visita
  • visita
  • visita
  • visita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!