visita

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2013
VISITA E ENTREVISTA NO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO

No dia 20 de Setembro de 2012, foi realizada uma visita ao Asilo São Vicente de Paulo, que abriga 60 idosos, em Santa Bárbara d’Oeste, onde foramentrevistados, além das três pessoas que fazem parte da equipe de profissionais, sendo assistente social Cristina Aparecida Vieira, nutricionista Cintia Borges e o fisioterapeuta Carlos Afonso Nunes,quatro idosos residentes do local.
Durante a entrevista foram questionados sobre a convivência com jovens, visitas familiares, reação ao receberem visitas, valores que possuem na sociedade, como éfeita a manutenção do asilo e quem são os contribuintes.
Para a sua manutenção, segundo Cristina, o Ministério Público paga por cada idoso o equivalente a R$ 1245,00, sendo a maior parte recebidapela Prefeitura, e ainda recebem o apoio do Estado e do Governo Federal. Porém o que mais contribui para a assistência dessas pessoas são suas respectivas aposentadorias, sendo 70%, no caso daaposentadoria ser de um salário mínimo, ou até R$1245, na situação de acima de dois salários mínimos.
Em relação às visitas, Cristina disse que há um aumento da auto-estima dos idosos e que ficam muitofelizes por terem alguém para passar suas experiências e conversar, isso no caso de visitas de jovens, que são visitas até frequentes, porque, quanto às visitas familiares, por receberem pouco, se sentemabandonados. Os idosos entrevistados disseram se sentir bem no asilo, que lá é um local agradável e que se sentem mais humanos, ao contrário do que sentem ao sair do asilo e ao viver uma vida normal nasociedade. Como é o exemplo do residente do lar, o Sr. Miguel Franza, que alega ter sofrido agressões verbais na recepção de um hospital e que se sentiu humilhado e desrespeitado diante da situação.Os idosos do lar São Vicente, podem ter uma vida normal, inclusive construir relações afetivas e praticarem atividades físicas, que são limitadas e específicas para cada pessoa. A residência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Visita
  • Visita
  • Visita
  • visita
  • Nossa visita
  • visita
  • visita
  • visita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!